Peixes mortos e mal cheiro do Rio Perequê, em Porto Belo, preocupam moradores

Além do cheiro forte, a coloração escura do rio também preocupa pescadores

Pescadores e moradores do entorno do Rio Perequê, em Porto Belo, tem se incomodado com o cheiro forte e a coloração escura do rio, especialmente durante o verão. Pescadores também notaram que peixes começaram a aparecer mortos no rio.

“É só chegar o verão que os peixes começam a morrer”, informou o pescador, que fez denúncias na internet.

Peixes aparecem mortos no Rio Perequê, em Porto Belo, e preocupa moradores – Foto: Pescador Online/NDPeixes aparecem mortos no Rio Perequê, em Porto Belo, e preocupa moradores – Foto: Pescador Online/ND

Segundo a prefeitura de Porto Belo, a parte do rio que fica na cidade já foi vistoriada pela equipe da FAMAP (Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo) na quarta-feira (5). “Foi constatado que a grande parte do rio, na parte de Porto Belo, está completamente preservado, com vegetação nas margens”, afirmou a prefeitura, em nota.

Peixes começaram a aparecer mortos no rio – Vídeo: Pescador Online/ND

Para o governo de Porto Belo, o problema está no bairro Morretes, área que já pertence à Itapema, “onde há uma vala de drenagem e um afluente”, o que estaria deixando a água escura.

Pescador denuncia esgoto à céu aberto que dá no rio – Vídeo: Pescador Online/ND

Já a FAACI (Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema) garante não haver valas que saem no Rio Perequê, e que realiza ações para controlar o despejo irregular de esgoto e melhorar a qualidade da água do Rio Perequê.

“A condição apresentada está sendo monitorada pela FAACI, em vistorias diárias pelos técnicos da Fundação e através de laboratório contratado, que desde o ano de 2019 vem realizando a análise da qualidade da água”, informou a prefeitura, por nota.

Na terça-feira (4), foram feitas seis coletas de água ao longo do rio, assim como no ponto de saída do esgoto tratado da CONASA (Companhia Águas de Itapema), lançado em afluente do mesmo. “Com relação as últimas coletas realizadas temos a informar que o laboratório responsável ainda não finalizou o estudo”, afirma a nota.

O bairro Morretes também deve receber este ano uma nova etapa do Programa Se Liga na Rede. O Morretes e o Leopoldo Zarling (Jardim Praiamar) receberam recentemente a rede de coleta e tratamento de esgoto.

Na primeira etapa do Programa Se Liga na Rede, foram emitidas 808 notificações, entregues uma a uma nos imóveis irregulares, tendo um saldo de 364 regularizados e arquivados, sendo que as demais estão em prazo de autuação ou já foram autuadas. A FAACI ainda informou que segue realizando ações de combate e fiscalização do despejo irregular de esgoto em Itapema, e monitorando a qualidade da água dos rios do município.

Já o IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) informou que ainda não recebeu nenhuma denúncia referente ao Rio Perequê. Só com denúncias é que o órgão pode vistoriar o local e fazer análises.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente

Loading...