Pescador encontra ovo de tubarão e faz vídeo: ‘coisa rara’

Pescador fez o registro durante mergulho em uma região de piscinas naturais na manhã de terça-feira (14)

Um ovo de tubarão-lixa foi encontrado em Fernando de Noronha, em Pernambuco, pela segunda vez em menos de um mês. A imagem é considerada rara por pesquisadores. As informações são do jornal Folha Pernambuco. 

Ovo de tubarão é encontrado em Fernando de Noronha por pescador – Foto: Nego Noronha/NDOvo de tubarão é encontrado em Fernando de Noronha por pescador – Foto: Nego Noronha/ND

O surfista, pescador e mergulhador Erivaldo Alves da Silva, de 43 anos, estava trabalhando no local quando fez o registro, nessa terça-feira (14). Isso aconteceu na região próxima ao Porto de Santo Antônio, onde há piscinas naturais.

Imagens compartilhadas pelo pescador mostram o ovo, de cor marrom, boiando e afundando na água. “Não sabia o que era. Peguei, filmei e depois tirei foto. Depois teve uma hora que afundou. Nunca tinha visto, por isso fiquei curioso. Parecia uma bolinha”, disse o pescador.

Erivaldo diz que outro registro semelhante foi feito por um pescador há quase um mês na mesma ilha.  Após fazer as fotos e vídeos, Nego Noronha, como é conhecido, devolveu o ovo ao oceano. 

Apesar da recorrência recente, achar uma cápsula bolsa de sereia, como também é chamado o ovo, é um evento raro.  O engenheiro de pesca, Léo Veras, afirma que a cena indica que a população de tubarões de Fernando de Noronha está saudável e se reproduzindo.

“É raro de encontrar porque o próprio oceano se encarrega de levar ou muitas vezes fica misturado em alga e sargaço, e a pessoa não vê”, completou. Segundo ele, os achados podem ser resultado de uma coincidência entre a época de reprodução da espécie e condições oceânicas favoráveis.

+

Meio Ambiente

Loading...