Pescadores capturam quase 7 mil tainhas na madrugada em Florianópolis

Lanço aconteceu na praia dos Ingleses, região Norte da Ilha; feriado de Corpus Christi, na quinta, já havia sido positivo

Cerca de 6.700 tainhas foram capturadas, na madrugada desta sexta-feira (4), na praia dos Ingleses, região Norte da Ilha de Santa Catarina. Os pescadores artesanais da região estimam que a quantidade seja equivalente a 8,7 toneladas de cardume.

Pescadores capturaram cerca de 6.700 tainhas na madrugada desta sextaPescadores capturaram cerca de 6.700 tainhas na madrugada desta sexta – Foto: Divulgação/ND

Às 2h da manhã, sob uma temperatura amena de 15°C, os cerca de 30 pescadores já estavam à beira da praia para começar o primeiro lanço do dia. Eles são de dois ranchos vizinhos.

“Os dois ranchos são associados. O peixe é dividido para os dois. Foram duas canoas que cercaram o peixe”, conta o pescador Eduardo Nunes.

Apesar do número generoso de tainhas, este não foi o melhor lanço da temporada no local. No último domingo (30), foram capturadas cerca de 9.600 tainhas.

Pescadores madrugaram para o primeiro lanço desta sextaPescadores madrugaram para o primeiro lanço desta sexta – Foto: Divulgação/ND

Na quinta-feira (3), o número foi menor, mas ainda satisfatório. Na ocasião, os homens do “Rancho do Valcir” capturaram cerca de 2,7 mil tainhas.

Outras regiões também têm comemorado. Em Garopaba, no Sul do Estado, os profissionais também puderam comemorar a safra no início desta sexta. O balanço, às 10h30, apontava a captura de 7.200 peixes.

Feriado abundante

Os peixes marcaram presença em diversas praias do Litoral catarinense nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi. Na praia da Pinheira, em Palhoça, foram capturadas 14.635 tainhas.

Pesca da tainha na praia da Pinheira nesta quinta-feira – Foto: Reprodução/NDTVPesca da tainha na praia da Pinheira nesta quinta-feira – Foto: Reprodução/NDTV

O lanço reuniu dezenas de pescadores e curiosos e começou por volta das 6h30, seguindo até às 12h. Esse foi o maior lanço registrado na cidade desde o início da temporada de pesca artesanal, no dia 1º de maio.

Já na Capital, houve registro de pesca da tainha na Barra da Lagoa, no Leste da Ilha. As belas imagens do início da manhã de feriado marcaram a captura de 700 peixes.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente