Pescadores de Balneário Rincão capturam mais de 10 toneladas de tainha neste sábado

O lanço ocorreu na região central da praia, ainda no período da manhã, e os pescadores ainda realizavam a despesca até o meio da tarde

Continuando a fartura da tainha desde o feriado do Corpus Christi, os pescadores capturaram mais de 10 toneladas do peixe na manhã deste sábado (5), em Balneário Rincão no Sul do Estado.

O lanço ocorreu na região central da praia, ainda no período da manhã. A quantidade de peixe foi tanta que os pescadores ainda realizavam a despesca até o meio da tarde.

Tainha em caminhão na praia de Balneário RincãoGrande quantidade de tainha foi pescada em Balneário Rincão neste sábado (5) – Foto: José Adilio/Rádio Nova Cidade

O número “entre 8 e 10 toneladas” de tainha foi confirmado pelo presidente da Colônia z-33 de Pesca, João Picollo.

Segundo ele, desde o início da safra da tainha em 2021, em 1º de maio, já foi pescado um total de mais de 30 toneladas do peixe em Balneário Rincão.

Na quinta-feira (2), pescadores do município já haviam pescado outro lanço com cerca de 10 toneladas.

Vale lembrar que o governo de Santa Catarina determinou regras de prevenção ao Coronavírus durante o período de pesca da tainha.

É obrigatório o uso de máscaras por todos os envolvidos na pesca, além da restrição na quantidade de pessoas quem podem permanecer nos barcos e nas praias.

Pesca da tainha em Balneário Rincão - José Adilio/Rádio Nova Cidade
1 2

Pesca da tainha em Balneário Rincão - José Adilio/Rádio Nova Cidade

Pesca da tainha em Balneário Rincão - José Adilio/Rádio Nova Cidade
2 2

Pesca da tainha em Balneário Rincão - José Adilio/Rádio Nova Cidade

Fartura de tainha no feriadão

As tainhas também apareceram em abundância em várias localidades do Litoral catarinense na quinta (3) e sexta-feira (4), no feriadão de Corpus Christi.

Ainda na quinta, na praia da Pinheira, em Palhoça, foram capturadas 14.635 tainhas. O lanço reuniu dezenas de pescadores e curiosos e começou por volta das 6h30, seguindo até às 12h. Esse foi o maior lanço registrado na cidade desde o início da temporada de pesca artesanal, no dia 1º de maio.

Já na Capital, houve registro de pesca da tainha na Barra da Lagoa, no Leste da Ilha, com a captura de 700 peixes. Já na madrugada de sexta, cerca de 6.700 tainhas foram capturadas na praia dos Ingleses, região Norte da Ilha de Santa Catarina.

O Litoral Norte também comemorou os lanços do peixe. Na praia do Mariscal, em Bombinhas, foram 860 tainhas capturadas durante o feriado. Em Penha foram mais de 980 tainhas capturadas.

Na praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú, também teve pesca de 600 tainhas.

+

Meio Ambiente