População já pode agendar a coleta de resíduos volumosos em Florianópolis

Serviço, realizado pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, agora é realizado mensalmente, sem cobrança, em toda a cidade

A coleta de resíduos volumosos foi retomada neste mês em Florianópolis, agora por agendamento ou em pontos de entrega volantes nos finais de semana nas comunidades. O serviço, de acordo com o superintendente de Gestão de Resíduos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ulisses Bianchini, já era oferecido antes da pandemia, também por demanda, no Centro e bairros do Continente, mas agora foi estendido para todo o município e é realizado mensalmente.

Coleta de de resíduos volumosos em Florianópolis agora é mensal – Foto: PMF/Divulgação/NDColeta de de resíduos volumosos em Florianópolis agora é mensal – Foto: PMF/Divulgação/ND

Para operar a nova logística, a Comcap mapeou a cidade em grandes áreas de modo a oferecer a possibilidade de coleta uma vez por mês em cada região. Os moradores dos bairros nas regiões Leste e Oeste da cidade que demandarem o serviço neste mês serão agendados para esta semana, até o próximo dia 6. Moradores do Continente, de 10 a 13 de maio, Sul da Ilha de Santa Catarina, entre 17 e 20 de maio. Residentes no Norte da Ilha terão o serviço agendado entre 24 a 27 de maio. Depois disso, o calendário continua em revezamento por região.

“Antes o cidadão contava com a coleta gratuita na residência, apenas uma vez por ano, agora poderá dispor do serviço com maior frequência e conforme sua necessidade”, acrescenta o secretário municipal do Meio Ambiente de Florianópolis, Fábio Braga.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, destaca a importância da colaboração de todos. “Ampliamos a frequência da coleta para que os resíduos volumosos tenham a destinação correta e possamos preservar cada vez mais o meio ambiente na nossa cidade. Basta os moradores agendarem o serviço e esperarem o período do mês da sua região, em vez de descartar móveis, eletrodomésticos e outros objetos nas ruas e na natureza”, afirma.

Morador que colocar resíduos na rua sem agendar será multado

Ainda segundo a Secretaria do Meio Ambiente, o agendamento para moradores do Centro da cidade será quinzenal, sempre às quartas-feiras à noite. A coleta de volumosos na Costa da Lagoa será realizada na semana de 8 a 12 de novembro, por meio de caixas estacionárias.

O morador que dispuser os resíduos na rua sem agendar ou fora da agenda será multado. Descartar lixo e entulho na rua ou em áreas clandestinas é crime ambiental inafiançável, passível de multa e até pena de reclusão pela Lei Federal 9.605. Também é proibido pelo Código de Posturas Municipal, Lei 1.224, de 1974.

Descartar lixo e entulho na rua ou em áreas clandestinas é crime ambiental inafiançável, passível de multa e até pena de reclusão pela Lei Federal 9.605 – Foto: PMF/Divulgação/NDDescartar lixo e entulho na rua ou em áreas clandestinas é crime ambiental inafiançável, passível de multa e até pena de reclusão pela Lei Federal 9.605 – Foto: PMF/Divulgação/ND

Eulália da Rosa, moradora do bairro Ingleses, gostou da mudança. “Isso é ótimo, porque incentiva as pessoas a não descartarem esses resíduos pesados em qualquer lugar.  Já vou me programar aqui para as próximas vezes que tiver esse material e vou contar a novidade para os meus amigos aqui da rua”, afirma.

Zena Becker, presidente da Floripa Sustentável, também elogia a iniciativa. “Essa ação da prefeitura busca evitar esse hábito da população de deixar o resíduo em qualquer lugar, é uma política correta para o meio ambiente, para a cidade. No entanto, acho importante ressaltar também que não é apenas a prefeitura que deve fazer sua parte, mas o cidadão também. As pessoas precisam entender que o lixo que descartam hoje de forma inadequada afeta o próprio meio ambiente em que vivem, isso volta, de uma forma ou de outra”, analisa.

Moradores dos bairros nas regiões Leste e Oeste da cidade que demandarem o serviço neste mês serão agendados para esta semana, até o próximo dia 6 – Foto: PMF/Divulgação/NDMoradores dos bairros nas regiões Leste e Oeste da cidade que demandarem o serviço neste mês serão agendados para esta semana, até o próximo dia 6 – Foto: PMF/Divulgação/ND

Como agendar o serviço

Para ter acesso à coleta de resíduos volumosos, o usuário deve entrar em contato pelo WhatsApp (48) 98482 8462 das 8h às 17h, de segunda a sexta, e agendar o recolhimento que será feito sem cobrança.  Também pode fazer a solicitação pelo e-mail volumosos.smma@pmf.sc.gov.br.

Na data marcada, o resíduo volumoso deverá ser disposto na calçada. As equipes de coleta não podem acessar propriedade privada para fazer o recolhimento, informa o gerente do Departamento de Coleta, José Vilson de Souza. No caso em que o usuário não puder esperar pela data agendada, deverá contratar e pagar pelo serviço.

A quantidade a ser disposta para coleta deve ser informada no momento do agendamento. Será coletado até um metro cúbico por residência, mais ou menos o volume de uma caixa de água de mil litros.

PEVs volantes em áreas de interesse social

Em paralelo, a Comcap intensificou o serviço de pontos de entrega voluntária (PEVs) em áreas de interesse social. Todo final de semana, caixas estacionárias de cinco e 20 metros são dispostas em pontos centrais das comunidades para recolhimento de resíduos volumosos. Esse calendário de PEVs volantes é realizado em parceria com associações comunitárias.

A primeira rodada começou em 9 de abril, com a colocação de caixas estacionárias no Alto da Caieira, Angelo La Porta, Centro (esquina das ruas Djalma Moellman com São Joaquim), Morro da Caixa (Travessa Bela Vista), Ilha Continente, Vila Aparecida e Costeira (no campo de futebol e no colégio novo).

adasd – Foto: volumosos 5adasd – Foto: volumosos 5

O que é resíduo volumoso

– móveis

– eletrodomésticos

– restos de construção (pequenas quantidades e ensacados)

-latas e pneus

– madeiras (separar de outros materiais).

(Podas devem ser entregues para a coleta seletiva de verdes.)

 Como entrar em contato

Entre em contato com a Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Segunda a sexta, 8h às 17h

WhatsApp: (48) 98482 8462 (só mensagens escritas e imagens)

E-mail:  volumosos.smma@pmf.sc.gov.br

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

+

Prefeitura de Florianópolis