Prefeitura autua Casan por rompimento de rede de esgoto em bairro nobre de Florianópolis

Resíduo estava chegando à praia na rua Desembargador Pedro Silva, em Coqueiros, e gerando impactos ambientais

A Prefeitura de Florianópolis autuou a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento devido a um rompimento na rede de esgoto na rua Estilac Leal no bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Esgoto vaza em praia no bairro Coqueiros, em FlorianópolisPrefeitura de Florianópolis autua Casan por rompimento de rede de esgoto no bairro Coqueiros – Foto: PMF/Divulgação

O resíduo estava chegando à praia na rua Desembargador Pedro Silva e gerando impactos ambientais. De acordo com a administração municipal, a companhia foi autuada por “infração ambiental”.

Em nota, a Casan afirmou que trabalha diariamente em reparos preventivos e também quando há problemas nas redes, tanto de água quanto de esgoto.

“Ontem (20), no bairro Coqueiros, após investigação na rede de esgoto para encontrar uma obstrução, a equipe realizou conserto da tubulação. Esse serviço faz parte da atividade da Companhia”, alega.

Rompimento na rede

Durante a ação da prefeitura, foram feitos testes de fumaça e corante comprovando que havia rompimento na rede de esgoto da Casan e que o mesmo estava chegando ao sistema de drenagem pluvial que desemboca na praia de Coqueiros.

Ainda conforme a prefeitura, somente nesta semana, as ações de fiscalização feitas pelos órgãos municipais identificaram dois vazamentos de esgoto realizados pela Casan.

Um dos vazamentos, encontrado no bairro Ingleses na última terça-feira (18), gerou multa de R$ 900 mil por danos ambientais e advertência contratual à companhia.

“Usuários estavam colocando na rede de esgoto peças que não eram adequadas. Foram roupas que entraram no sistema da Casan, não sei se foi uma pessoa que jogou, lançou ou veio pela rede. Quando vimos que a bomba parou, de imediato a Casan enviou uma equipe para ver o que tinha acontecido”, explica a presidente da companhia, Roberta Maas dos Anjos.

Situação em Coqueiros

Segundo a prefeitura, está sendo analisado o impacto ambiental e as medidas cabíveis, além da autuação, sobre o vazamento de esgoto em Coqueiros.

“Mais uma vez estamos autuando a Casan por conta de vazamento de esgoto. O nosso reforço nas fiscalizações e com as denúncias que a população tem nos encaminhado, estamos combatendo fortemente os vazamentos de esgoto que tem gerado tanto danos ambientais, sociais e econômicos para a Cidade”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga.

O que diz a Casan

Na quarta-feira (19), a Casan afirmou que iria verificar possíveis ligações clandestinas na rede de drenagem de Coqueiros.

Ligações irregulares na drenagem pluvial foram verificadas por técnicos da Casan – Foto: Reprodução/NDLigações irregulares na drenagem pluvial foram verificadas por técnicos da Casan – Foto: Reprodução/ND

Moradores do bairro denunciaram uma irregularidade na praia do Meio, onde uma água escura e com mau cheiro estava saindo da tubulação.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente

Loading...