Programa realiza pente-fino em ligações irregulares de esgoto na Lagoa da Conceição

Com duas equipes fixas, programa da Prefeitura de Florianópolis e da Casan fará pente-fino nas ligações irregulares de esgoto do bairro

O programa “Floripa Se Liga Na Rede”, da Prefeitura de Florianópolis e Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), retomou as ações na Lagoa da Conceição nesta segunda-feira (1).

Programa foi retomado esta semana – Foto: PMF/DivulgaçãoPrograma foi retomado esta semana – Foto: PMF/Divulgação

Duas equipes fixas do programa farão pente-fino nas ligações irregulares de esgoto do bairro. Em abril a reportagem do nd+ denunciou que a espuma presente na água era fruto de contaminação por esgoto.

Desde a semana passada a equipe realiza inspeções de esgoto em imóveis do bairro. O objetivo é verificar se os empreendimentos estão ligados corretamente à rede coletora e oferecendo aos moradores, no processo, orientação técnica e prazo para regularização. Na última quarta-feira (27) uma residência foi multado por crime ambiental.

Com a conclusão das operações semanais da Blitz, duas equipes técnicas do Floripa Se Liga Na Rede permaneceram no bairro, agendando vistorias, entregando comunicados e realizando inspeções — caracterizadas pela aplicação de testes com corante em todos os pontos hidráulicos do imóvel.

Leia também:

Etapas anteriores

Em duas etapas anteriores do “Floripa Se Liga Na Rede”, 2.297 imóveis foram inspecionados na Lagoa da Conceição. Destes, 888 apresentavam ligações irregulares (38,7%), com 611 regularizações. Os 277 imóveis que se mantiveram irregulares no período (12%) serão o alvo inicial desta 3ª etapa.

Os trabalhos começaram pela Rua Senador Ivo d’Aquino, junto à ponte entre o Centrinho da Lagoa e a Avenida das Rendeiras. Em um primeiro momento, as inspeções terão como foco os imóveis irregulares situados nas ruas do bairro mais próximas à Lagoa ou que chegam às suas margens.

A partir desse critério, as equipes do Floripa Se Liga Na Rede comunicaram, desde quinta-feira passada (28), imóveis nas ruas Henrique Veras do Nascimento, João Pacheco da Costa e Rita Lourenço da Silveira.

Proprietários de casas e comércios nestes endereços já agendaram a inspeção gratuita do programa ou permitiram, na hora da abordagem, que os testes das ligações sanitárias fossem realizados.

“Como a nossa atuação em outros bairros demonstra, o Floripa Se Liga Na Rede permitirá diagnosticar de forma ampla e precisa a situação das ligações de esgoto na Lagoa da Conceição e no seu entorno, para que as inadequações sejam corrigidas de forma rápida, como o momento exige, e que os imóveis com problemas se regularizem”, afirma a engenheira sanitarista Sara Toscan Camargo, Gerente de Saneamento da PMF.

+ Meio Ambiente