Relatório aponta 82,5% das praias estão próprias para banho no litoral catarinense

Florianópolis apresenta 70 pontos próprios para banho, o que representa 82,4% do total. No restante do litoral, 119 apresentaram condições favoráveis

Dos 229 pontos do litoral catarinense monitorados pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente), 82,5% deles estão próprios para banho. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (27) e considera análises de amostras colhidas entre 23 e 27 de setembro.

Esta é a primeira análise divulgada na primavera. O assunto é ainda mais relevante em função da previsão do tempo para Santa Catarina, que indica temperaturas próximas aos 30ºC.

Estudo de balneabilidade aponta que 82,5% dos pontos conferidos estão próprios para banho – Reprodução/Governo de Santa CatarinaEstudo de balneabilidade aponta que 82,5% dos pontos conferidos estão próprios para banho – Reprodução/Governo de Santa Catarina

Quando se fala apenas de Florianópolis, dos 85 pontos analisados pela IMA (Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina), 70 estão próprias para banhos, o que representa 82,4%.

No restante do litoral, das 144 coletas, 119 apresentaram condições favoráveis ao banho. Com relação ao relatório anterior, divulgado no fim de agosto, 12 pontos passaram da condição de impróprio para próprio e quatro de próprio para impróprio.

Leia também: 

O Instituto salienta que os resultados melhores são, em boa parte, decorrentes da estiagem que afeta todo o estado de Santa Catarina. A recomendação é que os banhistas consultem o histórico do ponto no site.

Cidades monitoradas

As coletas são realizadas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas e Florianópolis.

Também há coleta de amostras em Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

Divulgação dos resultados

Na baixa temporada, de abril a outubro, o IMA divulga mensalmente o relatório de monitoramento da qualidade da água do mar para banho humano. De novembro a março, o resultado ocorre todas as semanas.

+

Meio Ambiente