Rios apresentam níveis acima do normal em Santa Catarina; veja as medições

Segundo a Defesa Civil, as barragens de contenção de cheias começaram com as aberturas das comportas no Alto Vale do Itajaí de forma gradativa

A Defesa Civil de Santa Catarina informou neste domingo (8) que os níveis dos rios seguem em recessão em todo o Estado, após as chuvas que assolaram 121 municípios catarinenses desde a última segunda (2).

As regiões do Alto e Médio Vale do Itajaí, além do Litoral Sul, os rios ainda apresentam níveis acima do normal, mas com baixa gradativa. Como acontece nos municípios de Rio do Sul, Tubarão, Rio do Oeste e Blumenau.

Nível do rio em Blumenau atingiu 9,39m na madrugada de quinta-feira (5) – Foto: Moisés Stuker/NDTVNível do rio em Blumenau atingiu 9,39m na madrugada de quinta-feira (5) – Foto: Moisés Stuker/NDTV

Em Rio do Sul, o nível máximo foi de 9,74 metros durante o período chuvoso desde a última segunda (2), mas na manhã deste domingo (8), às 11h, estava em 5,47 metros. Na medição das 14h, o Rio Itajaí-Açu estava em 5,18 metros. Em Blumenau, o volume do rio chegou aos 9,39 metros, mas neste domingo estava em 3,66 metros.

A redução também foi registrada em Tubarão, onde o nível máximo chegou a 7,05 metros, mas neste domingo marcou 3,20 metros. Em Rio do Oeste, depois de alcançar a marca dos 9,21 metros, agora chegou aos 6,46 metros. Na medição das 14h, reduziu para 6,30 metros.

Segundo a Defesa Civil, começou a abertura gradual das comportas das barragens de contenção de cheias no Alto Vale do Itajaí, na tarde deste domingo. As barragens foram abertas nas cidades de Taió, no Oeste, e Ituporanga, no Sul do Estado.

A enxurrada provocou três mortes em Santa Catarina, sendo duas no município de São Joaquim e outra em Urubici. Os óbitos estão relacionados às pessoas que tentaram passar por áreas inundadas com veículos que foram arrastados pela correnteza. Foram contabilizados 7.100 desalojados e 518 desabrigados, num total de 44.000 pessoas afetadas, conforme dados informados pelas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil. Com isso, 26 municípios emitiram Decretos de Situação de Emergência.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente

Loading...