Rompimento de lagoa deixou 66 moradores desalojados em Florianópolis
Segundo a Defesa Civil, 12 pessoas foram encaminhadas a um hotel disponibilizado pela prefeitura
Pelo menos 66 moradores da Lagoa da Conceição, de acordo com a Defesa Civil de Florianópolis, foram diretamente atingidos pelo rompimento de uma estrutura de esgoto da Casan. O acidente, ocorrido nesta segunda-feira (25), deixou a avenida das Rendeiras tomada pela água. O MPF, inclusive, instaurou um inquérito civil para apurar as responsabilidades pelo rompimento.

Das pessoas desalojadas, 54 se deslocaram a casas de familiares e 12 estão abrigadas em um hotel, na avenida Hercílio Luz, disponibilizado pela prefeitura. Conforme o órgão, 35 casas foram atingidas.
Leia mais
Em entrevista ao SC no Ar, a presidente da Casan, Roberta dos Anjos, afirmou que a companhia se compromete a dar assistência às pessoas desabrigadas. “Estamos levantando os prejuízos, e a gente vai ressarcir o que for de competência da empresa”, afirmou.
De acordo com a presidente, a prefeitura vai passar para a Casan o custo dos abrigos. Pelo menos 20 pessoas ficaram ilhadas durante o vazamento do sistema de esgoto.
A Defesa Civil realiza uma vitoria das casas atingidas na manhã desta terça-feira (26). O objetivo é dar um respaldo às pessoas que perderam bens materiais.
Relembre
O MPF (Ministério Público Federal) em Santa Catarina instaurou inquérito civil para apurar as responsabilidades pelo ompimento ocorrido na lagoa artificial de infiltração da Casan.
Moradores afirmam que já haviam alertado a companhia a respeito de vazamentos na semana anterior.
O movimento de resgate mobilizou equipes dos bombeiros e Defesa Civil. Profissionais da prefeitura estacaram o vazamento ainda na tarde de segunda-feira.
Lagoa: Casan conseguiu estancar o vazamento. Empresa também está levantando prejuízos privados para processo de ressarcimento. Vamos iniciar uma grande recuperação de infraestrutura no local de imediato!
— Gean Loureiro (@GeanLoureiro) January 25, 2021
De acordo com a Casan, a água que escorreu pela avenida das Rendeiras, se estendendo a vias laterais, como a servidão Manoel Luiz Duarte, é de esgoto tratado. “A gente tem todo o histório de análises”, assegurou a presidente Roberta dos Anjos.
Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.