Saiba como será o último eclipse de 2021

Eclipse solar está previsto para acontecer neste sábado (4); veja onde será possível observar o fenômeno

Um eclipse solar total está previsto para acontecer na madrugada deste sábado (4), com duração de pouco menos de dois minutos. O fenômeno poderá ser visualizado na Antártida e, dependendo das condições climáticas, em algumas localidades do continente africano.

Último eclipse solar total visualizado no Brasil foi em março de 2006 – Foto: Nina Pimenta/Mais GoiásÚltimo eclipse solar total visualizado no Brasil foi em março de 2006 – Foto: Nina Pimenta/Mais Goiás

Alexandre Amorim, coordenador do NEOA-JBS (Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilício de Souza), afirma que os eclipses solares não são raros e ocorrem pelo menos duas vezes ao ano. Mas o eclipse solar total poucas pessoas já puderam ver pessoalmente, “porque não temos todos os anos e a faixa de visibilidade de um eclipse desses é restrita a poucas regiões. Por exemplo, o eclipse total deste dia 4 de dezembro de 2021 só será visível numa parte da Antártida”.

O último eclipse solar total visualizado no Brasil foi em março de 2006, apenas no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Já em Santa Catarina, o último eclipse solar total foi visto em novembro de 1994.

A próxima aparição de um eclipse solar total no Brasil é para marcar na agenda: 12 de agosto de 2045, daqui 24 anos. Segundo Amorim, o fenômeno será visto nos Estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

+

Meio Ambiente

Loading...