‘Cada ano vem piorando a situação’: Engenheiro da Epagri avalia situação da estiagem em SC

No Dia do Agrônomo, o SC no Ar recebeu Guilherme Miranda, que falou sobre a crise hídrica pela qual o país, e consequentemente Santa Catarina, passa

No Dia do Agrônomo, comemorado nesta segunda-feira (13), o SC no Ar recebeu o engenheiro da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e pesquisador de hidrologia, Guilherme Miranda. O convidado falou sobre a crise hídrica pela qual o país passa e a piora da estiagem em Santa Catarina nos últimos meses.

Estiagem em SC preocupa especialistas – Foto: Governo do Estado de Santa Catarina/Reprodução/NDEstiagem em SC preocupa especialistas – Foto: Governo do Estado de Santa Catarina/Reprodução/ND

“Nós temos estações meteorológicas espalhadas em todo o Estado e com isso a gente vem monitorando essa situação de estiagem desde 2019. A cada ano vem piorando essa situação, principalmente agora nos últimos dois meses, que choveu muito pouco em todas as regiões do Estado”, explicou o engenheiro agrônomo.

Apesar desse acompanhamento, Miranda disse que não se sabe ao certo a quantidade de recursos hídricos disponíveis em Santa Catarina. Segundo ele, “a hidrometria é uma área da hidrologia que estuda essas medições, seja dos níveis dos rios, das vazões, da chuva e da qualidade da água. Essas informações são fundamentais para um bom gerenciamento dos recursos hídricos, para atender as demandas, seja o abastecimento público, a geração de energia”.

Saiba mais sobre a situação em Santa Catarina na entrevista completa!

+

SC no ar – Entrevistas

Loading...