Serviço de coleta de resíduos domiciliares é ampliado durante a temporada de Verão

Em muitos locais a população chega a duplicar, refletindo na necessidade de ampliar serviços como a coleta de resíduos

Proactiva é a empresa responsável pelo serviço de coleta de resíduos em Palhoça – Foto: DivulgaçãoProactiva é a empresa responsável pelo serviço de coleta de resíduos em Palhoça – Foto: Divulgação

As cidades do litoral catarinense se preparam para mais uma temporada de Verão. Com o grande movimento nas praias devido a chegada de turistas, em muitos locais a população chega a duplicar, refletindo na necessidade de ampliar serviços como a coleta de resíduos.  Em cidades do litoral Norte, como Barra Velha, Balneário Piçarras, Penha e Navegantes, a empresa Recicle anunciou a ampliação dos horários, tendo coleta diária nas localidades de maior movimentação. Na Grande Florianópolis, o serviço será ampliado nas cidades de Palhoça e Governador Celso Ramos.

Em Balneário Piçarras, no Centro, entre a Avenida Getúlio Vargas e a Orla do bairro Itacolomi, a coleta será feita diariamente, entre às 22h e às 5h. Em Barra Velha, na Avenida Geral de Itajubá, na Rua Governador Celso Ramos e nas praias, a coleta será feita todos os dias, das 5h às 13h20, de 18 de dezembro a 05 de março. Em Navegantes, Centro, Gravatá e Meia Praia são os bairros que passarão a contar com o serviço diário de coleta, entre às 5h e às 13h20. O novo calendário da temporada estará em operação entre os dias 20 de dezembro de 2021 e 05 de março de 2022.

Recicle realiza a coleta de resíduos sólidos nas cidades de Araquari, Brusque, Barra Velha, Penha, Navegantes e Balneário Piçarras – Foto: DivulgaçãoRecicle realiza a coleta de resíduos sólidos nas cidades de Araquari, Brusque, Barra Velha, Penha, Navegantes e Balneário Piçarras – Foto: Divulgação

Penha, por sua vez, terá coleta diária das às 22h e às 5h nas orlas do bairro Centro e da praia da Armação do Itapocoroy. Já nas praias Vermelha e São Miguel, a coleta será de segunda a sábado, das 13h30 às 22h. O novo calendário da temporada estará em operação entre os dias 20 de dezembro de 2021 e 05 de março de 2022. Outra cidade que recebe a ampliação do serviço é Bombinhas. A coleta será em horário diurno a partir das 7h, e em horário noturno após às 22h, nos bairros Centro, Bombas, Canto Grande, Praia da Conceição, Bombas (Fundos) Quatro Ilhas, Praia da Tainha, Mariscal, José Amândio, Zimbros, Sertãozinho e Morrinhos. As demais localidades seguem com os horários normais de coleta.

Grande Florianópolis

Veolia faz a coleta de resíduos sólidos em Bombinhas – Foto: DivulgaçãoVeolia faz a coleta de resíduos sólidos em Bombinhas – Foto: Divulgação

Governador Celso Ramos, onde a Veolia realiza o serviço de coleta de resíduos, também terá o horário de coleta ampliado. As praias de Palmas, Armação da Piedade, Fazenda da Armação, Costeira, Antenor e Caieiras passam a ter coleta de resíduos todos os dias. Em Palhoça, área de atuação da Proactiva, a coleta acontece nos sete dias da semana na Praia do Sonho, Pinheira, Ponta do Papagaio e Guarda do Embaú.

Colabore com a coleta

Acondicione corretamente e identifique materiais que furam e que cortam – Foto: DivulgaçãoAcondicione corretamente e identifique materiais que furam e que cortam – Foto: Divulgação

Para o êxito da operação, a fim de que a cidade mantenha-se sempre limpa, o apoio de moradores e comerciantes é fundamental, principalmente em relação ao acondicionamento correto dos resíduos. Colocar os sacos de lixo para a rua 1 hora antes da coleta é o ideal, impedindo que cães rasguem os sacos, sujando a cidade. Outra observação importante é na hora de acondicionar materiais perfurocortantes, como cacos de vidro, objetos pontiagudos e agulhas.

Acondicione esses materiais que cortam e que furam dentro de garrafas pet ou em caixas de papelão, envolvendo com jornais e identificando na hora de colocar para a rua. Desta forma você contribui para que o coletor faça a sua atividade em segurança, mantendo a sua saúde e a cidade sempre limpa.

“Principalmente em época de final de ano, acontece de muitos coletores se machucarem com vidros quebrados, os quais acabam sendo, indevidamente, misturados aos resíduos comuns, sem nenhuma identificação ou proteção/embalagem. Por isso, pedimos a contribuição dos moradores, para tomarem cuidado com essa questões e acondicionarem os materiais perfurocortantes de forma correta, evitando acidentes. Outra contribuição importante para com a segurança dos coletores é em relação aos animais domésticos. Os cachorros devem ser mantidos presos na hora da coleta, para que o profissional de limpeza urbana não seja atacado, nem mordido”, observa Bruno Muehlbauer, diretor Comercial e de Operações da Veolia Brasil.

Confira as cidades e os bairros que terão coleta diária:

Cidades e bairros com coleta diária – Foto: DivulgaçãoCidades e bairros com coleta diária – Foto: Divulgação

+

VEOLIA – A transformação ecológica é o nosso propósito

Loading...