Serviço de coleta seletiva regional é lançado em cidades do litoral norte catarinense

O serviço, oferecido pela Recicle by Veolia, iniciou nesta semana em Penha e terá frequência semanal na maioria dos bairros

Coleta seletiva em Penha foi lançada na Prefeitura nessa segunda-feira, 30/05 – Foto: DivulgaçãoColeta seletiva em Penha foi lançada na Prefeitura nessa segunda-feira, 30/05 – Foto: Divulgação

Recicle seus Hábitos. Esse é o slogan da campanha lançada pela Recicle by Veolia, para marcar o início da coleta seletiva regional em cidades do litoral norte catarinense. Depois de Barra Velha, que teve o serviço iniciado no dia 16 de maio, chegou a vez de os moradores de Penha receberem a coleta seletiva. Terça-feira, 31/05, foi o primeiro dia em que o caminhão passou pelas ruas do Centro da cidade.

Em Penha, a vendedora Daiana Reis Palhares, é uma das moradoras do bairro Centro, e que passará a colaborar com a coleta seletiva. Ela, que já tinha o hábito de separar materiais como caixa de leite, garrafas de óleo e de refrigerantes há pelo menos dois anos, vai começar a dispor os materiais recicláveis às terças-feiras, dia em que o caminhão da coleta seletiva passa no Centro.

Daiana separa materiais como caixa de leite e garrafa de refrigerantes – Foto: DivulgaçãoDaiana separa materiais como caixa de leite e garrafa de refrigerantes – Foto: Divulgação

“Moro em Penha há 18 anos e fico feliz que tenha iniciado o serviço, porque eu separo há dois anos já. Temos que fazer a nossa parte, de não jogar no lixo o que não é lixo”, diz Daiana. O comerciante Diogo Valmir Teixeira, dono de uma floricultura no Centro, não sabia da novidade, mas afirma que também passará a separar e colocar os recicláveis para o caminhão da coleta seletiva.

“Aqui a gente recebe muitas flores embaladas em plásticos e que vêm separadas dentro de caixas de papelão. Eu já separava antes e deixava na rua, alguém sempre pegava. Mas agora com certeza vou passar a colocar no dia e horário corretos”, diz o comerciante.

O comerciante Diogo encaminha para a reciclagem caixas de papelão e plásticos – Foto: DivulgaçãoO comerciante Diogo encaminha para a reciclagem caixas de papelão e plásticos – Foto: Divulgação

A implantação do serviço, realizado pela Recicle by Veolia, não terá impacto na tarifa, pois trata-se de uma iniciativa regional, que reitera o compromisso da empresa em maximizar o desenvolvimento sustentável no Estado.

Na segunda-feira (30/05), foi realizada uma cerimônia no gabinete da Prefeitura de Penha, onde autoridades e representantes da empresa se reuniram para celebrar o início do serviço na região.  Segundo o Diretor Regional de Gestão de Resíduos e Limpeza Urbana da Veolia Brasil, Hanokh Yamagishi, “a implantação da coleta seletiva está totalmente alinhada ao propósito da Veolia, que é a transformação ecológica. Contamos com a colaboração dos moradores, para que estejam dispostos a mudar seus hábitos, participando da coleta seletiva”, afirma.

Aquiles da Costa, Prefeito de Penha, destacou que a coleta seletiva promove a melhora da qualidade de vida da população e equaliza Penha a uma cidade com grande potencial. “A Veolia é uma grande empresa, uma multinacional francesa, referência na transformação ecológica e uma das maiores empresas do mundo em gestão de resíduos, águas e energia. E com certeza a visão da companhia está alinhada à visão do nosso governo, que quer o melhor para a cidade. Por ter vocação turística, Penha tem que estar atenta às questões ambientais e melhorar a vida das pessoas”.

O serviço reduzirá os impactos ambientais provocados pelo consumo, incentivando a separação e a destinação de materiais recicláveis. A coleta seletiva ocorrerá em dias distintos da coleta comum e a recomendação é que os moradores coloquem o lixo e os materiais recicláveis para coleta próximo ao horário do caminhão da Recicle by Veolia passar, a fim de evitar que o material fique na rua indevidamente, em contato com resíduos urbanos. Para conscientizar os moradores sobre a importância da gestão correta dos resíduos, a empresa promove a campanha “Recicle Seus Hábitos”, com anúncios em outdoors, rádios, carros de som e redes sociais.

Caminhão da coleta seletiva é identificado com o slogan da campanha: Recicle seus Hábitos – Foto: DivulgaçãoCaminhão da coleta seletiva é identificado com o slogan da campanha: Recicle seus Hábitos – Foto: Divulgação

Em Penha, a coleta seletiva tem frequência semanal nos bairros (Armação I, Armação II e Armação III; Centro I, Centro II e Centro III; Gravatá I e Gravatá II);  e quinzenal em Santa Lídia, São Nicolau, São Cristóvão e Nossa Senhora de Fátima. Em Barra Velha o serviço tem frequência semanal nos principais bairros da cidade (Centro; Escalvado; Itajubá; Jd. Icaraí; Jd. Los Angeles; Praia do Grant; Quinta dos Açorianos; São Cristóvão; Sertãozinho; Tabuleiro; Vila Nova; Vila Paraguai) e quinzenal no Itinga; Rio Novo e Medeiros. Os dias e horários da coleta seletiva nas duas cidades podem ser conferidos no site da Recicle, em www.reciclesc.com.br.

Sobre a Recicle by Veolia

A Recicle by Veolia é uma empresa do Grupo Veolia, líder mundial em soluções de gestão de energia, água e resíduos para cidades e indústrias. Considerada uma das principais empresas de limpeza urbana de Santa Catarina, a Recicle by Veolia  está presente nas cidades de Araquari, Balneário Piçarras, Barra Velha, Brusque, Navegantes e Penha, atuando em 18 municípios. Também é responsável pela administração de um CGR (Centro de Gerenciamento de Resíduos), localizado em Brusque, oferecendo soluções ambientalmente adequadas para a destinação dos resíduos produzidos na região, seguindo os mais altos padrões de qualidade internacional.

+

VEOLIA – A transformação ecológica é o nosso propósito

Loading...