Superlua? Lua Rosa? Entenda o fenômeno que vai ser visto de SC

Pesquisador explica o fenômeno que vai acontecer neste mês

Você já ouviu falar do fenômeno da Superlua Rosa? Ele é característico da primeira lua cheia entre o final de abril e início de maio, onde se encontra no ponto de máxima aproximação com a Terra, conhecido também como período perigeu.

Nascer da lua e Catedral Santo Antônio em 2014 – Foto:  Diego de Bastiani/Especial/NDNascer da lua e Catedral Santo Antônio em 2014 – Foto:  Diego de Bastiani/Especial/ND

Apesar do nome, a lua não fica rosa como muitos pensam, e sim amarela, laranja ou vermelha. De acordo o pesquisador Diego Debastiani, este apelido surgiu no hemisfério norte, pois marca a chegada da primavera por lá.

Neste ano o evento deve acontecer em 26 de abril. Segundo Debastiani, a lua vai nascer quase cheia, mas deve chegar ao seu ponto máximo às 00h32 de terça-feira (27), quando será possível observar o fenômeno. 

Ele explica que a mudança de coloração ocorre por conta da poluição atmosférica. Isso fica mais perceptível no nascer e pôr da lua. “Isso é uma característica da própria poluição da atmosfera, pois ela está muito carregada de gases de dióxido de carbono”, detalhou. 

Se o tempo colaborar, segundo o pesquisador, será possível observar a mudança natural direto da maior cidade do Oeste catarinense. “Sim, é possível ver essa lua cheia aqui de Chapecó, em caso de céu limpo. Se as nuvens não atrapalharem, teremos a visão completa”, concluiu.  

Além desta Superlua, o ano reserva mais duas datas: uma em maio, e outra em junho.

*Colaboração de Francisco Lund Junior 

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente