Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


TCE/SC recomenda campanha sobre uso de água na temporada de verão

Relatório de auditoria sobre a Lagoa do Peri, em Florianópolis, foi divulgado nesta quinta-feira (17)

Situação da Lagoa do Peri é avaliada por auditoria técnica do TCE-SC – Foto: Bruna Stroisch/NDSituação da Lagoa do Peri é avaliada por auditoria técnica do TCE-SC – Foto: Bruna Stroisch/ND

O TCE/SC (Tribunal de Contas do Estado) está recomendando que a Casan realize uma campanha de conscientização da população para o consumo de água na temporada de verão, especialmente a moradores nas regiões Sul e Sudeste da Ilha de SC abastecidos pela Lagoa do Peri.

Conforme relatório de 29 páginas liberado nesta quinta-feira (17), a Lagoa, responsável por parte do fornecimento, também deve passar por monitoramento do nível de água e da quantidade de algas.

O documento é resultado de uma representação do Ministério Público de Contas (MPC), alertando sobre o risco de colapso da Lagoa do Peri em decorrência da estiagem e da coleta de água para abastecimento.

No fim de outubro, a DAE (Diretoria de Atividades Especiais) iniciou uma auditoria operacional para avaliar a gestão, o controle e a fiscalização do Monumento Natural da Lagoa do Peri.

“A nossa atuação faz parte de uma diretriz mais preventiva que vem sendo adotada pelo tribunal. O que o levantamento mostrou neste primeiro momento é que não haverá risco de desabastecimento pela falta da água nesta temporada, caso todas as medidas alternativas apontas pela Casan no seu plano emergencial sejam implementadas”, disse a diretora de Atividades Especiais, Monique Portella.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.