Turista argentino ‘resgata’ filhotes de ave por engano em praia de Florianópolis

Apesar da boa intenção, família de turistas foi informada de que não deveria retirar os filhotes da praia, pois estão no habitat natural

Uma família argentina que passa férias em Florianópolis teve a melhor das intenções ao fazer o ‘resgate’ de filhotes de ‘piru-piru’, encontrados na areia da Praia do Moçambique, na manhã desta terça-feira (21). O problema é que as aves estavam em seu habitat natural, pois quando ainda são filhotes, é comum que eles passem boa parte do tempo em ninhos feitos na areia das praias.

Filhotes foram recolhidos por engano e depois devolvidos aos pais – Foto: Bruno Vendruscolo/Nilson Coelho/Divulgação/ND

O caso foi registrado pela Polícia Militar Ambiental, em Florianópolis. A família de turistas argentinos encontrou os filhotes de piru-piru na manhã desta terça-feira enquanto passeava pela Praia do Moçambique. Pensando que as aves haviam sido abandonadas na praia, a família não pensou duas vezes em ‘resgatar’ os animais e encaminhá-los aos agentes ambientais.

Filhotes não devem ser retirados do ninho

Chegando à Polícia Militar Ambiental, com os filhotes dentro de uma caixa de papelão, a família foi informada que o correto seria deixar as aves onde elas foram encontradas, pois os piru-piru fazem o ninho diretamente na areia e os pais sempre voltam para alimentar os filhotes.

Filhotes de ‘piru-piru’ – Foto: Bruno Vendruscolo/Nilson Coelho/Divulgação/ND

A equipe ambiental de campo levou os filhotes para o ponto da praia indicado pelos turistas e encontrou os pais, devolvendo os filhotes. O caso serve de alerta, pois esta é a época do ano em que os piru-piru estão na estação reprodutiva. Portanto, é normal que os animais façam ninhos em dunas e restingas. Caso encontre filhotes em praias da região, a orientação é de que eles não sejam retirados do local.

Para o caso de encontrar um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, entre em contato com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos pelo número 0800 642 3341. O projeto, junto com a R3 Animal, é responsável pelo trabalho de resgate, reabilitação e reintrodução de animais silvestres ao habitat natural em Santa Catarina.

Aves podem ser encontradas por toda a América

Os piru-piru (Haematopus palliatus) são aves costeiras limícolas, grupo em que se enquadram outras aves como flamingos e cegonhas. Elas podem ser encontradas por toda a América. No Brasil, também podem ser conhecidas como baiacu, batuíra-do-mar-grosso, bejaqui, cã-cã-da-praia e ostraceiro. Tem como características as pernas longas, bicos e pálpebras vermelhas e a íris amarela. Alimentam-se de moluscos bivalves, cracas e invertebrados costeiros.

Leia também:

+

Meio Ambiente