VÍDEO: Baleia encalhada é encontrada por pescadores na Praia da Lagoinha

Transmissão ao vivo feita por pescadores mostra o animal debilitado, na beira do mar. Os pescadores afirmam que o ICMBio e o Tamar devem prestar apoio

Uma baleia foi encontrada encalhada na praia da Lagoinha, na região de Ponta das Canas, em Florianópolis, no início da noite desta terça-feira (2). Pescadores de tainha encontraram o animal próximo à beira da praia e tentaram desencalhá-lo.

Pescadores transmitiram ao vivo a ocorrência, enquanto aguardam socorro – Foto: Divulgação/Pescadores de Tainha de Santa CatarinaPescadores transmitiram ao vivo a ocorrência, enquanto aguardam socorro – Foto: Divulgação/Pescadores de Tainha de Santa Catarina

Pescadores transmitiram ao vivo a ocorrência, enquanto aguardavam socorro. Às 20h, os policiais militares ambientais chegaram ao local para avaliar a situação.

Após a baleia ter sido desencalhada pela maré alta, no entanto, a mesma voltou a ficar encalhada. Por volta de 19h40 o animal estava novamente preso aos bancos de areia e com ferimentos.

Uma transmissão ao vivo feita pelos pescadores mostrou o animal debilitado na beira do mar. Os pescadores afirmaram que o ICMBio e o Tamar devem prestar apoio. Estima-se que os encalhes e desencalhes tenham ocorrido entre 18h e 19h.

Leia também:

Carlos Eduardo Bernardo, responsável pela dos Pescadores de Tainha de Santa Catarina, afirma que a baleia deve ter cerca de 5 ou 6 metros, e especula ser um filhote de jubarte ou franca.

Os pescadores teriam ajudado a baleia no costão sul da praia, enquanto ela estava em cima das pedras. Depois disso, o animal teria nadado pela orla e ficado encalhado na beira da praia.

Assista a transmissão:

Baleia encalhada na praia da lagoinha

Publicado por Pesca Da Tainha Santa Catarina em Terça-feira, 2 de junho de 2020

Confira o vídeo do momento que o animal foi desencalhado:

+ Meio Ambiente