VÍDEO: Bola de fogo é flagrada no céu do Planalto Norte de SC

Meteoro bola de fogo foi registrado no céu de SC a uma velocidade de cerca de 60 mil km/h

Mistério no céu? Não. Foi mais um espetáculo causado por um meteoro registrado no Planalto Norte de Santa Catarina.

Nem tinha anoitecido ainda quando a Estação de monitoramento de meteoros que fica em Monte Castelo flagrou mais um meteoro: desta vez um meteoro bola de fogo (fireball).

meteoro bola de fogo é flagrado em monte casteloMomento em que meteoro bola de fogo é visto no céu. – Foto: Jocimar Justino de Souza/Divulgação ND

ASSISTA AO VÍDEO:

Esse vídeo é um compilado com os registros do mês de agosto, quando foram flagrados mais de 700 meteoros. A grande maioria foi fraca e com menos de 1 segundo de duração –  Imagens: Jocimar Justino de Souza (integrante da BRAMON)

Meteoro bola de fogo (fireball) visto à luz do dia em Santa Catarina: imagens capturadas por Jocimar Justino de Souza (integrante da BRAMON)

O meteoro foi registrado na direção Leste em Monte Castelo por volta das 18h40 da sexta-feira, 10 de setembro. O trajeto durou cerca de 3 segundos e aconteceu sobre o oceano Atlântico em Santa Catarina, detalhou Jocimar Justino de Souza, integrante da BRAMON (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros).

A velocidade observada foi estimada em cerca de 60 mil km/h. O ponto luminoso logo acima do meteoro (muitos acham que é uma estrela) é o planeta Júpiter, que pode ser facilmente observado nesse horário e direção nos próximos dias.

“O fenômeno foi bastante intenso e foi visto à luz do dia, inclusive. Teve muitas testemunhas oculares devido ao horário que aconteceu. Só em Monte Castelo, pelo menos seis pessoas relataram a queda da bola de fogo. Devido ao brilho elevado, sem dúvidas também pôde ser observado de todo o Estado de SC e também de estados vizinhos”, explica o astrônomo amador Jocimar Justino.

Só este ano mais de 5 mil meteoros já foram vistos da estação de Monte Castelo, lembra Jocimar.

chuva de meteorosComposição dos registros de meteoros – Foto: Jocimar Justino de Souza/Divulgação ND

No mês de agosto, foram flagrados mais de 700 meteoros em Monte Castelo, mas grande maioria foi fraca e com menos de 1 segundo de duração. Por isso, as bolas de fogo são consideradas raras, afirma o astrônomo amador.

Ele pede sempre, inclusive, que se alguém observar um meteoro brilhante pode enviar o relato em https://bramon.imo.net.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente

Loading...