VÍDEO flagra primeiras ondas de tsunami na Nova Zelândia após terremotos

Região foi sacudida por três terremotos fortes, um deles de magnitude 8.0. Ameaça de tsunami leva população para regiões altas do litoral

Toda Costa Leste da Nova Zelândia foi evacuada após uma série de terremotos, que acabaram por gerar alerta de tsunami. As primeiras imagens já começam a circular pela internet, na Baia de Tokomaru. Foram as primeiras ondas a atingir a região. Confira no vídeo abaixo:

Três terremotos atingiram o país nesta quinta-feira (4), forçando as autoridades a encaminhar a população local para áreas mais altas. Ainda não há registros de danos, mas a Defesa Civil foi acionada algumas vezes, conforme noticiário local. As ondas, acima da maré alta, chegam a cinco metros de altura.

O primeiro tremor ocorreu no norte do país, de magnitude 7,2 e sentido por cerca de 60 mil pessoas. Outros dois tremores, o mais forte de magnitude 8.0 aconteceu a pouco mais de mil quilômetros da costa.

“As pessoas perto da costa devem ir imediatamente para o terreno elevado mais próximo, fora das zonas de risco para tsunami, ou o mais longe possível no interior. Não fique em casa”, transmitiu a Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências em um anúncio.

+

Meio Ambiente