VÍDEO: ‘Bola de fogo’ é registrada no céu em Monte Castelo

O Registro foi visto às 18h58, de terça-feira, dia 17, por cerca de cinco segundos e chamou atenção pela intensidade do seu brilho

Um meteoro foi visto cruzando o céu de Monte Castelo, Planalto Norte de Santa Catarina, na noite de terça-feira, dia 17, fenômeno conhecido como ‘bola de fogo” por ser mais luminoso.

Meteoro cruza céu de Santa CatarinaMomento da passagem por Monte Castelo – Foto: Estação de Monitoramento de Meteoros de Monte Castelo/Divulgação ND

As imagens foram registradas pelas câmeras do Clima ao Vivo e da Bramon em Monte Castelo, Planalto Norte de Santa Catarina, pelo astrônomo amador Jocimar Justino, integrante da Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), que gerencia a estação de monitoramento de Monte Castelo.

Em Santa Catarina, foi visto em Itapema, Florianópolis e Monte Castelo. No Paraná, pode ser visto em Curitiba e São José dos Pinhais. Em São Paulo, foi observado na cidade de Jandira.

O Registro foi visto às 18h58, por cerca de cinco segundos e o mesmo evento, testemunhado e relatado à BRAMON, pelo astrônomo, Alexandre Amorim em Florianópolis.

Segundo o relato, após a passagem do meteoro, algo como dois trovões distantes foram ouvidos. Não há confirmação se tem a ver com o meteoro, podem ter sido barulhos de vento forte.

Segundo Justino, de terça para quarta-feira, dez registros de meteoros foram feitos pela estação em Monte Castelo, número considerado baixo se for comparado com registros anteriores, onde mais de 100 já foram registrados pela estação.

Justino explicou que esse tipo de meteoro é conhecido como Fireball (Termo em inglês). No Brasil, é conhecido como bola de fogo, e quando ocorre explosão ele é chamado Bólido (considerado um meteoro excepcionalmente brilhante). Geralmente, o tempo da passagem dos meteoros é de 2 segundos e nesse em especial, durou cerca de 5 segundos, o que tornou o evento ainda mais bonito.

O brilho do meteoro está diretamente ligado ao tamanho da rocha espacial, o que pode causar um brilho maior ao entrar em contato com a atmosfera.

VEJA VÍDEO:

Vídeo: Reprodução Clima ao Vivo/Bramon/Divulgação ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente

Loading...