VÍDEO: Meteoro de alta magnitude é visto no céu de SC

Flagrante aconteceu na noite de domingo (29), no Planalto Norte catarinense

Parece que os meteoros se apaixonaram pelo céu de Santa Catarina. Neste ano, as ocorrências de flagrantes do fenômeno se multiplicam e, no domingo (29), mais uma vez um deles foi visto no céu de Monte Castelo, no Planalto Norte.

Meteoro de alta magnitude foi visto na noite de domingo (29), em Monte Castelo – Foto: Reprodução/Bramon/Divulgação/NDMeteoro de alta magnitude foi visto na noite de domingo (29), em Monte Castelo – Foto: Reprodução/Bramon/Divulgação/ND

O flagrante aconteceu às 21h19 e foi registrada pela estação de monitoramento da cidade. Apesar das nuvens que encobriam o céu, foi possível visualizar o brilho colorido. Segundo a Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), pelo menos três pessoas relataram o fenômeno. As nuvens “atrapalharam” a coleta de dados detalhados sobre a passagem do meteoro, mas a estimativa é de que ele tenha atravessado o céu a mais de 100 mil km/h.

De acordo com o astrônomo amador Jocimar Justino, em Monte Castelo, o trajeto do meteoro durou aproximadamente um segundo e a análise preliminar sugere que o brilho se extinguiu em Campos Novos e, para o astrônomo, isso sugere que ele pode ter cruzado o estado de Santa Catarina. Uma das testemunhas afirmou que a passagem durou mais de seis segundos e teria se fragmentado durante a entrada na atmosfera.

O mesmo objeto foi flagrado por pelo menos mais duas câmeras da Bramon em Taquara, no Rio Grande do Sul, e Medianeira, no Paraná.

Veja o momento do flagrante:

Meteoro foi flagrado no céu catarinense na noite de domingo (29) – Vídeo: Reprodução/ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente

Loading...