Vídeo mostra meteoro sobrevoando o céu do Sul do Brasil

Em Santa Catarina, fenômeno pôde ser observado em duas cidades

A noite virou dia com o brilho de um meteoro que caiu sob o céu do Sul do Brasil na noite desta quinta-feira (4). Em Santa Catarina, o fenômeno pode ser visto em duas cidades: Monte Castelo, no Planalto Norte, e em Tangará, no Meio Oeste.

Em Monte Castelo, fenômeno pode ser visto por volta das 19h – Foto: Jocimar Justino/DivulgaçãoEm Monte Castelo, fenômeno pode ser visto por volta das 19h – Foto: Jocimar Justino/Divulgação

Segundo Jocimar Justino, dono da estação no Planalto Norte, astrônomo amador e membro da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), em alguns lugares do país, o brilho foi tão intenso que, por instantes, transformou a noite em dia. O principal local onde essa claridade pode ser vista foi Balneário Jardim do Éden, no Rio Grande do Sul.

De acordo com as análises da Bramon, o meteoro atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 57,3º em relação ao solo e começou a brilhar a 75,9 km de altitude. Em seu momento mais luminoso, ele atingiu a magnitude -12.5, o equivalente ao brilho de uma lua cheia.

Em Monte Castelo, segundo Jocimar, o meteoro caiu na direção Sul por volta das 19h10.

Ainda segundo a Bramon, análises iniciais apontaram que ele foi gerado por um fragmento de rocha espacial de aproximadamente 25 cm e 33 kg de massa, que foi, em grande parte, vaporizado durante a passagem atmosférica. É possível, também, que algo em torno de 10% dessa massa tenha chegado ao solo na cidade de Tramandaí, também no Rio Grande do Sul.

Veja o vídeo dos meteoros:

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente