VÍDEO: o que é a espuma que invadiu a praia em São Francisco do Sul?

Moradores flagraram o fenômeno nesta segunda-feira (9) na Praia do Ervino

Um fato diferente chamou atenção de moradores e banhistas que frequentam a Praia do Ervino, em São Francisco do Sul, na tarde desta segunda-feira (9). A areia foi ‘invadida’ por uma espuma branca que impressionou quem passava pelo local.

“Parece neve”, disse uma das pessoas, em um vídeo postado nas redes sociais. Nas imagens, também é possível ver várias crianças brincando em meio a espuma.

Mas afinal, o que é essa espuma e como ela se formou?

Segundo o professor Dr. Cláudio Tureck, do curso de Biologia Marinha da Univille, a formação pode estar relacionada ao processo natural de agitação da água frente as condições de tempestades, ventos e ondas.

“Geralmente ela ocorre com a agitação da água na presença de gorduras, que podem ser de fonte natural, como algas marinhas, ou de origem antrópica, como o lançamento de efluentes, como, por exemplo, o esgoto doméstico. De forma geral, normalmente não trazem riscos a população”, explica.

Vários banhistas aproveitaram para brincar na espuma que invadiu a praia – Foto: Laudete Marcelino/Arquivo pessoal/ReproduçãoVários banhistas aproveitaram para brincar na espuma que invadiu a praia – Foto: Laudete Marcelino/Arquivo pessoal/Reprodução

Porém, o professor alega que se a espuma for formada com efluentes domésticos, que não tem tratamento e ricos em nitrogênio e fósforo, ela pode causar impactos ambientais, além de riscos à saúde.

“Estas situações devem ser avaliadas tecnicamente para qualquer tipo de parecer”, salienta.

Segundo a Prefeitura de São Francisco do Sul, a Secretaria de Meio Ambiente informou que foi notificada sobre o fenômeno e que ele é algo natural que ocorre na maioria das praias.

Além disso, o município deve divulgar nesta quarta-feira (10) uma nota oficial sobre o assunto.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Meio Ambiente