Vídeo: Peixes aparecem mortos em ribeirão de Blumenau
Moradores relatam ter percebido a situação em diversos pontos do ribeirão da Velha na manhã desta terça-feira
Moradores do bairro Velha perceberam, ao olhar para o ribeirão que corta diversas ruas, que os peixes estavam mortos. Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) se deslocaram para o local na manhã desta terça-feira (3) para analisar a situação.

Jean Schnaider, que vive próximo à Sociedade Vasto Verde, conta que ao acordar foi atrás de casa para observar os animais na água, como costuma fazer diariamente.
“Ontem quando vi estava tudo certo, não sei o que aconteceu, mas hoje estava tudo morto, tudo, tudo”, lamentou Schnaider, que vez ou outra alimenta os peixes que passam às margens da rua Gustavo Budag.
Leia também
- Confira, em fotos, o espetáculo de Natal de Gaspar
- Preços da carne e combustível “explodem” em SC e assustam consumidores
De acordo com ele, no trecho em que observou, não havia nada de diferente na água do córrego. Ele gravou um vídeo para registrar a situação (veja abaixo).
Prefeitura investigará mortes
Técnicos da Semmas, antiga Faema, já estão em diversos pontos do ribeirão para investigar o que causou a morte dos animais. Até o momento não há uma resposta.
Porém, segundo o secretário do Meio Ambiente, André Cunha, já há a certeza de que uma fonte poluidora causou o crime ambiental.
Os trabalhos de análise devem apontar de onde veio a substância. A suspeita, pela quantidade de animais atingidos, é que o produto tenha sido despejado no ribeirão por uma empresa.
“Se isso se confirmar, a empresa poderá sofrer sanção da Prefeitura, do Ministério Público e até ter as atividades encerradas”, alertou Cunha à reportagem da NDTV.
Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+
Entre no grupo