VÍDEO: Pescadores de SC devolvem ao mar tubarão ameaçado de extinção

O Tubarão-Mangona, pescado em São Francisco do Sul, no último domingo (21), está ameaçado de extinção no Brasil

Pescadores de São Francisco do Sul capturaram um tubarão-mangona, ameaçado de extinção, durante pesca deste domingo (21). Segundo a professora da Univille e especialista em tubarões, Andrielli Maryan Medeiros, essa espécie está em extinção pela pesca excessiva para consumo das nadadeiras na culinária e também, na indústria farmacêutica.

Tubarão capturado neste domingo – Foto: Elegton Alves/Reprodução/NDTubarão capturado neste domingo – Foto: Elegton Alves/Reprodução/ND

Ela diz ainda que a reprodução desses animais é lenta e a gestação pode demorar até 12 meses. Os tubarões-mangona são guardiões do oceano e segundo Medeiros, são eles medidores de ambiente saudável. 

Ela alerta para o consumo de carne de tubarões e diz que além do bem estar animal, a carne de tubarão possui mercúrio, que pode ocasionar danos neuronais em que a consome. 

O tubarão pescado foi devolvido para o mar ainda com vida, segundo os pescadores. A especialista em tubarões, relembra que a  espécie de Tubarões-Mangona tem sua caça proibida e alerta que se pescados, devem ser devolvidos para o mar. 

Confira o vídeo em que os pescadores devolvem o tubarão para o mar:

+ Meio Ambiente