Vídeo: rara flor cadáver desabrocha com cheiro de carne podre e atrai multidão

Planta leva esse nome em razão do cheiro de carne podre que exala. Ela floresce em intervalos de anos, sem períodos específicos

Tem flores para todas as ocasiões, menos essa em questão. Trata-se da flor cadáver, rara e de rápida floração. No entanto, o que mais chama atenção é o seu perfume, se é que se pode chamar assim. Ela cheira a carne em decomposição, sobretudo quando se abre.

Estranha floração é alvo de circuito de turismo – Foto: ReproduçãoEstranha floração é alvo de circuito de turismo – Foto: Reprodução

E a floração é rápida mesmo. Isso explicou a multidão que enfrentou horas e horas numa fila para testemunhar a floração da enorme e fedorenta Sumatran Titan atum, a flor cadáver. Aconteceu no Jardim Botânico da Universidade de Varsóvia, na Polônia, no último domingo (13) e nesta segunda-feira. É o tempo que durou a floração da grande e bizarra planta.

A flor exala o cheiro de carne podre para atrair insetos polarizadores carnívoros. Ela pode chegar a três metros de altura, de acordo com os botânicos. Atrai tantos os insetos como a atenção das pessoas. A ponto de o Jardim Botânico disponibilizar a floração em tempo real, com vídeo na internet. Ela se abre em flor em intervalos que podem levar anos, sendo que não há época específica para isso. Por isso é tão rara.

Além disso, ela só cresce em florestas úmidas, em Sumatra. Entretanto, ainda assim enfrenta risco de extinção, em razão do desflorestamento. A solução tem sido o cultivo em jardins botânicos. O mais importante é que se saiba que em hipótese alguma ela servirá para enfeitar um ambiente, ou virar presente para a namorada, esposa, etc.

Loading...