Vídeo: veja como fazer sua composteira doméstica em casa

Epagri dá dicas que ajudam a criar solução sustentável dos resíduos orgânicos da cozinha a partir de baldes plásticos; confira os passos

A extensionista rural da Epagri, Renata Murara Vieira, ensinou a criar  uma composteira doméstica caseira a partir de baldes plásticos para dar um destino correto aos resíduos orgânicos. O vídeo foi compartilhado pelo órgão e traz passos simples, com materiais encontrados em casa.

Composteira caseira pode ser feita com baldes – Foto: Epagri/ Divulgação/ NDComposteira caseira pode ser feita com baldes – Foto: Epagri/ Divulgação/ ND

Os lixos orgânicos da cozinha representam  metade dos resíduos gerados pelas residências e com essa criação podem ser transformados em um poderoso adubo para hortas e jardins.

A composteira recebe restos de frutas e verduras, borra de café com o papel-filtro, restos de pães, que devem ser umedecidos antes, galhos finos, folhas, flores de jardins e grama cortada, cascas de ovo, de preferência moídas, papelão do rolo de papel higiênico, entre outros.

Renata explica que “restos de carne, arroz e feijão não podem ser utilizados na composteira pois atraem bichos”. Ressalta também que devem ser evitados: cascas de frutas cítricas, folhas de jornal coloridas e alimentos temperados com sal ou açúcar”.

Depois de pronta, coloque sua composteira em um lugar arejado, protegido da chuva e do sol. O equipamento ocupa pouco espaço, não tem cheiro e não atrai insetos, assim, pode ser mantida até em apartamentos.

Assista o passo a passo no vídeo abaixo:

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Meio Ambiente