VÍDEO: vulcão de Cumbre Vieja entra em erupção na Espanha

Erupção foi de pequeno porte e ocorreu na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, neste domingo (19); até o momento, não há alerta de tsunami

O vulcão da Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, na Espanha, entrou em erupção neste domingo (19) por volta das 11h12 no horário de Brasília (15h12 horário local). O alerta de risco de vulcão foi acionado neste sábado (18) pelas autoridades espanholas.

O complexo vulcânico de Cumbre Vieja não entrava em erupção desde 1971 e voltou a ser notícia nesta semana ao entrar em alerta amarelo. Até o momento, a erupção é de pequeno porte como mostram as imagens da rede social @7nn_tv abaixo e não há qualquer alerta de tsunami. As informações são do Uol.

Vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção nas Ilhas Canárias neste domingo (19) – Foto: Reprodução/TwitterVulcão Cumbre Vieja entrou em erupção nas Ilhas Canárias neste domingo (19) – Foto: Reprodução/Twitter

O vulcão da Cumbre Vieja ganhou destaque no Brasil porque seria o único que em caso de erupção explosiva – nível mais alto de atividade vulcânica – poderia ser capaz de gerar deslizamentos e provocar até um tsunami, com força suficiente para alcançar a costa brasileira. O risco desse cenário acontecer é baixo.

Última erupção

A mesma ilha registrou a última erupção há aproximadamente cinco décadas quando o vulcão ‘Teneguía’  entrou em erupção e ficou mais de três semanas ativo. O vulcão Teneguia fica localizado no parque nacional Cumbre Vieja, no sul da ilha de La Palma.

Além dele, há ainda outras formações rochosas que compõem as Ilhas Canárias, como o vulcão Timanfaya, na ilha de Lanzarote e o Teide, na Ilha de Tenerife.

Tremores

A ilha vem sofrendo com tremores há dias. Cientistas que medem as atividades sísmicas afirmam que mais de 4.200 tremores foram registrados e que intensidades eram crescentes. Somente nas últimas 72 horas, foram registrados cerca de 400 tremores mais fortes na região.

+

Meio Ambiente

Loading...