VÍDEOS: ilhas do Pacífico Sul são atingidas por tsunami causado por erupção vulcânica

Ilhas de Tonga e Samoa Americana, na Oceania, foram atingidas por ondas de tsunami neste sábado (15)

Um vulcão a 65 quilômetros da capital de Tonga, ilha do Pacífico Sul, entrou em erupção nesta sexta-feira (14) e causou ondas de tsunami que foram observadas nas ilhas de Tonga e Samoa Americana neste sábado (15).

ilhas do Pacífico Sul são atingidas por tsunami causado por erupção vulcânica – Foto: Reprodução/Internet/NDilhas do Pacífico Sul são atingidas por tsunami causado por erupção vulcânica – Foto: Reprodução/Internet/ND

A explosão do vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai enviou nuvens de cinzas e vapor de gás para o ar. Uma base dos Estados Unidos na Samoa Americana confirmou o alerta de tsunami.

Ondas de 86 centímetros foram registradas em Tonga, e de 60 centímetros em Pago Pago, capital da Samoa Americana. A ilha de Fiji, que fica na mesma região, também emitiram alerta para moradores das áreas costeiras mais baixas.

Os Serviços Meteorológicos de Tonga também emitiram alerta para chuvas fortes, inundações e ventos fortes nas áreas mais próximas da costa.

Segundo a ABC News da Austrália, um alerta foi emitido para a Austrália e para a Nova Zelândia após os registros de tsunami. O instituto de meteorologia australiano alertou moradores da costa para se moverem para pelo menos 1 quilômetro de distância da costa, ou para locais a mais de 10 metros de altitude.

Nas redes sociais, vídeos circulam mostrando a violenta explosão.

+

Meio Ambiente

Loading...