Marcos Cardoso

A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.


Aberta em Florianópolis franquia da primeira loja colaborativa do Brasil

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Divulgação/ND

Juliana Wolffenbuttel é a franqueada da Endossa, primeira loja colaborativa do Brasil, recém-inaugurada em Florianópolis.

Instalado na rua Felipe Schmidt, n° 706, o espaço de arquitetura diferente de uma loja convencional segue o conceito da matriz, aberta em 2008, em São Paulo, que aluga caixas de diferentes tamanhos para servirem de expositores sobrepostos de ponta a ponta nas paredes.

Aqui, na primeira unidade do Estado, são 94 nichos com preços entre R$ 150 e R$ 320 mensais, onde pequenos empreendedores apresentam seus produtos de moda, papelaria, perfumaria e decoração.

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Divulgação/ND

O processo de venda fica por conta da loja e os produtores acompanham tudo on-line. A marca permanece ou dá lugar a outra de acordo com o volume de vendas.

Neste momento de restrições sanitárias devido à pandemia do coronavírus, a comercialização dos produtos também está sendo feita pelo WhatsApp (99185-1408) e pelo Instagram.