Mundo Maria

maria.petrelli@ndtv.com.br Entretenimento, lifestyle, arte e tudo que move o mundo dos influenciadores nas redes sociais.


Armário cápsula oferece praticidade no dia a dia

Para otimizar os seus looks em cada estação e também para quem tem quartos menores, uma boa pedida é o armário cápsula que traz uma super praticidade no seu day by day

Hello, Leitores!!! Praticidade é uma palavra de ordem no day by day tanto do homem quanto da mulher contemporânea. Perder tempo com o que vai escolher para vestir é impensável na rotina corrida. Por isso, apostar em peças básicas e fáceis de combinar costuma ser a solução para quem precisa vencer a correria com estilo. E a aposta para facilitar essa praticidade é o armário cápsula.

Armário cápsula oferece praticidade no dia a diaIdeia de um armário cápsula masculino. -Reprodução: @modaparahomen/ND

O armário cápsula é uma das alternativas disponíveis para facilitar a composição de looks, usando poucas peças, de acordo com as estações. Esse termo trata de uma proposta que aposta na edição do guarda-roupa para manter apenas itens curingas que se adequem ao estilo de vida, à personalidade e às necessidades atuais.

Mas Mundo Maria, o que é um armário cápsula?

Foi na década de 1970 que o termo armário cápsula surgiu pela primeira vez. A ideia partiu da estilista londrina Susie Faux que pensou em um guarda-roupa com um número limitado de itens que pudessem ser usados em diferentes momentos do dia a dia.

Dessa forma, ela criou a proposta de usar peças básicas, essenciais, atemporais e, principalmente, que combinassem entre si.

O armário cápsula é, então, uma coletânea de roupas simples, de qualidade, que atendem às necessidades da pessoa e passam a imagem de elegância independente, ajudando a montar os looks de acordo com a temporada  ou a ocasião que você precisa.

Além disso, a ideia de investir em poucos itens que duram mais tempo também ajuda a promover o consumo consciente.

Vantagens do armário cápsula

A estratégia criada anos atrás é uma aliada dos homens e das mulheres, que possuem uma rotina corrida e buscam por mais praticidade no dia a dia. Afinal, com uma quantidade menor de peças no guarda-roupa, o momento de criar combinações de looks fica mais prático e funcional.

Armário cápsula oferece praticidade no dia a diaIdeia de armário cápsula feminino. – Foto: Reprodução/@vivadecora/ND
  • Praticidade na hora de se vestir

A busca pela praticidade é uma das macrotendências da moda masculina que pode ser usufruída pelos adeptos do armário cápsula.

Ao aderir à proposta de uma moda mais objetiva, conquista-se a funcionalidade no guarda-roupa, tornando o processo de escolha muito mais simples.

  • Otimização de espaço e tempo

O armário cápsula também pode oferecer vantagens em outros aspectos do dia a dia. Ter menos roupa para administrar significa mais espaço livre no guarda-roupa para armazenar outros itens, como acessórios ou objetos ligados a hobbies.

Além disso, também há uma otimização do tempo. Uma quantidade menor de roupas demanda menos dedicação e horas para organizar e limpar os itens.

  • Possibilidade de criar inúmeras combinações

Um dos princípios básicos desse conceito de fashion é o uso de roupas básicas, de qualidade, atemporais e que combinem entre si. Sendo assim, é possível criar diferentes looks utilizando as mesmas roupas, sem perder a elegância.

Uma blusa branca, por exemplo, pode ser usada com calça ou bermuda, uma terceira peça, e acessórios como bolsas e chapéus. Embora a quantidade de roupas seja limitada, o visual não fica sempre o mesmo e ainda pode passear por diferentes ocasiões, sem perder a sofisticação.

Armário cápsula oferece praticidade no dia a diaCom um armário cápsula você consegue montar diferentes combinações com a mesma peça. -Reprodução: @emilyeliizabethmay/ND
Armário cápsula oferece praticidade no dia a diaCom um armário cápsula você consegue montar diferentes combinações com a mesma peça. -Reprodução: @llgance/ND

Como montar um armário cápsula

Com foco na versatilidade, as peças de um armário cápsula devem combinar entre si, contemplar o estilo da pessoa e estar alinhadas com a rotina.

Se você trabalha no ramo executivo, por exemplo, o guarda-roupa deve conter peças formais. Se você trabalha com moda, peças mais fashionistas e coloridas. E de acordo com a estação, por exemplo, agora no outono, calça jeans, calça de sarja, leggings, tricots e jaquetas são uma ótima pedida.

Tendo esses aspectos como base, é preciso analisar os itens já disponíveis, a fim de entender quais se encaixam melhor com o estilo, rotina e necessidades, selecionando as peças versáteis e em boas condições.

Dicas na hora de investir em novas peças de roupas

Na hora de comprar roupas novas, é essencial ter em mente que o foco do armário cápsula não é a quantidade e sim a qualidade das peças.

Sendo assim, pensar na necessidade daquela roupa, se ela será útil e se combinará com os outros itens do guarda-roupa pode ajudar a manter um consumo mais consciente.

Um fator que também pode auxiliar na hora de montar um armário mais funcional e objetivo é definir uma paleta de cores. Para decidir esse fator, a dica é avaliar os tons que já fazem parte do closet e identificar quais são mais usados.

Uma boa opção é investir em cores neutras como preto, branco, cinza e azul-marinho, que são elegantes e quase nunca saem de moda. Mas isso não é uma premissa para todos não, ok?

Há muitas pessoas que ficam muito melhor e montam looks com cores, então não se prendam apenas nas cores básicas, não percam a sua identidade. Para os que forem investir nas cores neutras, a dica é apostar em tons complementares para peças de roupa e acessórios, a fim de trazer mais personalidade ao visual.

Além disso tudo, a dica que o Mundo Maria irá dar em relação a ter um armário cápsula para otimizar e ter praticidade no seu day by day é:  descartar as peças que você não usa mais, não te servem mais ou não traduzem mais o seu gosto, pois assim você consegue doar e fazer o bem para aqueles que precisam de roupas. 

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Diversa+ na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...