Banda Somato ultrapassa 480 bandas em concurso e vai abrir o show de Los Hermanos no Recife

A competição para tocar no festival Abril Pro Rock terminou com uma grande final na segunda-feira

Fernando Mendes

Banda da Capital já havia ficado em primeiro lugar na primeira etapa do concurso e continuou à frente

Menos de um mês após se inscreverem para o concurso Bis Pro Rock, os integrantes da Somato receberam a notícia: eles são a banda que vai abrir o show de Los Hermanos no festival Abril Pro Rock, no dia 20 de abril em Recife. De 9 a 27 de março, mais de 480 bandas se inscreveram para concorrer pela chance de tocar no festival. O resultado foi divulgado na noite de terça-feira, após a transmissão ao vivo da grande final.

A Somato se inscreveu no concurso no dia 14 de março. Membros do coletivo de bandas O Clube, eles receberam apoio das outras bandas da região e começaram uma forte divulgação nas redes sociais para a primeira etapa do concurso, que escolhia dez bandas pelo voto popular. “A gente praticamente não dormiu nesses dias”, conta Glória Goulart, que canta e toca teclado e escaleta. A campanha com panfletos, e-mails, apoio das famílias e amigos teve grande repercussão, e a banda chegou ao topo da lista.

As dez bandas selecionadas foram avaliadas por um corpo de jurados, e a Somato foi parar entre as três finalistas. “A gente ficou muito, muito feliz de estar entre os três. A gente nem imaginou que alguma coisa pudesse sair disso, a gente entrou no concurso super despretensiosamente”, explica a percussionista e baterista Mariel Maciel.

Após muito ensaio e muito trabalho, na última terça-feira, dia 9, a banda foi até o estúdio The Magic Place, na Carvoeira, de onde fizeram a apresentação da grande final. A organização do concurso contratou estúdios nas cidades de residência de cada banda finalista, e as performances foram transmitidas ao vivo pela internet para o público e para os jurados.

O resultado, que estava previsto para sair apenas ontem, foi divulgado no site do concurso após a apresentação. Desde então o perfil no twitter da Somato (@somato_) foi invadido por mensagens de parabéns. A próxima etapa agora é Recife.

Presentão de aniversário

Thiago Gasparino, violoncelo e voz, conta que depois da apresentação ele estava sozinho no carro e recebeu a ligação de um amigo do Clube, que deu a notícia da vitória. “Eu demorei pra acreditar. Foi afundando aos poucos”, diz.

Quem teve uma ótima surpresa com a notícia foi a percussionista Mariel Maciel, que estava de aniversário no dia 9. Ela e o namorado, Bruno Andrade, que canta e toca guitarra na banda, estavam em um bar quando um amigo telefonou achando que eles já sabiam da novidade. “Foi uma loucura, a gente ficou um tempão lá gritando sozinho”, diz Mariel.

Fã de Los Hermanos, ela mal pode acreditar que vai abrir o show dos ídolos: “vai ser demais, estou louca pra conhecer eles, tomar uma cerveja com eles… É inacreditável.” A expectativa e o frio na barriga por tocar em frente a um público muito maior ao que estão acostumados é grande, mas a banda topou o desafio. “É o melhor presente de aniversário da minha vida”, resume Mariel.

Serviço

O que: Show com Somato e Los Hermanos no Festival Abril Pro Rock

Quando: 20/4

Onde: Chevrolet Hall, Recife (PE)

Quanto: R$140 (R$70 meia)

Acesse e receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Música