Catarinense participa de concurso musical na Holanda

Por conta da pandemia, a competição de Jazz adaptou seu formato e desafia os participantes a colaborarem com outras formas de arte; saiba como ajudar o artista natural de Araranguá a ganhar o prêmio

Os talentos de Santa Catarina para as artes ultrapassam fronteiras. Natural de Araranguá, o músico João Neves participa do maior concurso de Jazz do Sul da Holanda, o Maastricht Jazz Awards. A composição “Fuga”, que concorre na competição, ainda tem a colaboração de outros três catarinenses. A produção do músico é finalista do projeto e conta com o apoio do público até esta quinta-feira (28).

Catarinense João Neves participa de concurso musical na Holanda – Foto: Arquivo PessoalCatarinense João Neves participa de concurso musical na Holanda – Foto: Arquivo Pessoal

Neste ano atípico de pandemia, a competição holandesa precisou se reinventar e desafiou os participantes a produzirem videoclipes de suas músicas. A produção de João foi construída com inspiração no anseio por liberdade devido ao isolamento social. A música é baseada no ritmo baiano Ijexá e traduz, através da coreografia, a expressão de liberdade e alívio para o corpo e a mente.

Confira o videoclipe:

A composição partiu da colaboração entre Neves, a dançarina Hanna Feltrin e a cineasta Paula Rist, que moram em Lisboa, Portugal. O catarinense ainda convidou seu colega de conservatório, o saxofonista Henri Schappert, e os músicos Mauro Borghezan e Rafael Calegari, para gravar diretamente de Florianópolis. Já a gravação e a mixagem foram feitas por Cassio Moura e Nycollas Medeiros, respectivamente.

O concurso, organizado pela Fundação de Jazz e o Conservatório da cidade holandesa de Maastricht, possui três premiações: Estudante, Profissional e Prêmio do Público. As categorias Estudante e Profissional são decididas pelo júri. O Prêmio do Público é decidido pelas curtidas nos próprios vídeos dos artistas, que estão na página do YouTube da Jazz Maastricht.

As três premiações incluem prêmio em dinheiro e mentoria profissional, para planejamento de carreira, até o fim do ano. O público pode participar curtindo o videoclipe do catarinense até as 7h do dia 28 de abril. Os ganhadores serão anunciados às 15h00 do mesmo dia.

+

Música

Loading...