Oficina em Joinville conta com um dos melhores construtores de arcos musicais do mundo

Paraibano Henry Guerra está na cidade para ensinar a sua técnica aos alunos do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira

A Oficina de Música do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, que ocorre até o dia 31 de julho em Joinville, no Norte de Santa Catarina, conta com uma presença de destaque no cenário da música internacional: um dos melhores construtores de arcos musicais do mundo.

O paraibano Henri Guerra, que mora na França há 15 anos, é um archetier, como são chamados os profissionais que se dedicam à criação e construção de arcos de madeira para instrumentos de corda, uma profissão secular.

Henry Guerra participa de oficina em Joinville – Foto: Divulgação/NDHenry Guerra participa de oficina em Joinville – Foto: Divulgação/ND

Em Joinville, ele vai mostrar suas técnicas a 20 alunos do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira em um curso especial que faz parte da programação da oficina. Além dele, o evento conta com outros renomados profissionais da música erudita.

De violinista à archetier

Henry Guerra é violinista, mas o instrumento acabou se tornando um hobby depois que descobriu a archetaria. “O fato de também ser músico e tocar violino facilita e permite uma melhor concepção e realização do meu trabalho. Afinal, produzo algo com consciência do modo que o produto será utilizado”, afirma.

Ele encontrou sua paixão e percebeu seu talento para este ofício quando precisou fabricar um arco. Ficou tão interessado que procurou uma escola para se especializar na arte da lutheria e archetaria. Foi assim que Henry conseguiu uma bolsa em uma escola de Paris, se mudou para fazer o curso de fabricação de arcos e por lá construiu sua carreira.

Archetaria: a minuciosa arte de confecção de arcos

A archetaria é um ofício minucioso, que por gerações é passada de mestre para aprendiz. Por isso, mudou muito pouco ao longo dos séculos. Outra curiosidade sobre essa arte é que em cada arco confeccionado no mundo tem um pedaço do Brasil.

Isso porque eles são feitos com pau-brasil, madeira encontrada apenas na floresta brasileira. O pau-brasil tornou-se essencial para o som de violinos e outros instrumentos de corda desde os tempos de Mozart por terem qualidade incomparável para esses tipos de instrumentos. 

Sobre o Musicarium

Desde 2017, o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira – centro de formação de orquestra -, localizado em Joinville/SC, atende crianças e jovens de 4 a 17 anos de idade, formando músicos com excelência desde a base.

Musicarium atende crianças e adolescentes de 4 a 17 anos de idade – Foto: DivulgaçãoMusicarium atende crianças e adolescentes de 4 a 17 anos de idade – Foto: Divulgação

Todos os 167 alunos que compõem o quadro discente da instituição são bolsistas. Mais de 80% dos alunos vêm da rede pública de ensino, tendo como garantia a acessibilidade artística e pedagógica. A formação destas novas gerações de músicos é possível com o apoio de patrocinadores, doadores empresariais e da sociedade civil.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Música

Loading...