Orquestra Filarmonia apresenta obras de Bach pai e Bach filho no TAC nesta quinta (19)

Concerto "Tal pai, tal filho" inclui obras de Johann Sebastian Bach e Carl Philipp Emanuel Bach, um de seus 20 filhos

Divulgação

Legenda

A orquestra Filarmonia Santa Catarina apresenta hoje o concerto “Tal pai, tal filho”, com obras do mestre do barroco alemão Johann Sebastian Bach e de seu filho, o também ilustre Carl Philipp Emanuel Bach. Sob a regência do maestro Gustavo Fontes, a orquestra executa as composições de ambos em dois momentos distintos, começando pelo pai.

Johann Sebastian Bach figura no seleto grupo dos maiores compositores de todos os tempos, ao lado de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven. Dentre seus 20 filhos, dos cinco homens que alcançaram a vida adulta, quatro se tornaram compositores. Carl Phillipp Emanuel é o segundo deles e é considerado o grande representante do chamado Empfindsamer Stil, “estilo sensível”.

O programa começa com o Concerto Brandenburguês n°6, de Johann Sebastian, que é caracterizado pela instrumentação particular com duas violas solistas e sem violinos. Em seguida a orquestra executa o Concerto para

Violino em Mi Maior, do mesmo compositor. O segundo momento será dedicado às duas últimas de uma série de seis sinfonias de  Carl Philipp Emanuel, conhecidas como Sinfonias de Hamburgo, que apresentam diversos elementos de caráter radical, típicos ao seu estilo.

A orquestra terá os solos de viola de Fabbio Saggin e Marcos Origuella e o solo de violino de João Eduardo Titton, que fez mestrado nos Estados Unidos e é professor no curso de bacharelado em música da Udesc. O diferencial da Filarmonia é a formação acadêmica de todos os músicos em seus instrumentos, o que busca a qualidade técnica e artística.

Serviço

O que: Concerto “Tal Pai, Tal Filho”

Quando: 19/4, 21h

Onde: TAC (Teatro Álvaro Carvalho), rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis, tel.: 3028-8070 / 3028-8071

Quanto: R$20/R$10 (meia)

+

Música