Sem dinheiro, álbum Belchior Canta Cruz e Sousa fica só no papel

Em junho, um financiamento coletivo foi lançado para produção de um CD inédito de Belchior só com poemas musicados do poeta catarinense

O lançamento do sonhado álbum Belchior Canta Cruz e Sousa terá que esperar. O financiamento coletivo, que começou em junho, previa arrecadar cerca de R$ 88 mil na primeira fase. O prazo para contribuição, no entanto, terminou na sexta-feira (30) com apenas 36% da meta cumprida.

Belchior em FlorianópolisPor causa do amigo, o professor José Gomes Neto, Belchior adotou Florianópolis – Foto: Clovis Medeiros/Divulgação/ND

Nosso rapaz latino-americano deixou musicados oito poemas do poeta catarinense Cruz e Sousa, precursor do simbolismo no Brasil, que estavam sendo produzidos por um time de peso para um CD inédito.

Os versos foram gravados de maneira quase rudimentar pelo artista em 2005. Em 2021, com tecnologias refinadas disponíveis, José Gomes Neto, amigo pessoal de Belchior, estava pronto para promover uma espécie de remasterização da obra. Para isso, lançou o financiamento coletivo.

“Como a campanha tem duração máxima de 60 dias, ela será encerrada hoje e todas as colaborações serão integralmente devolvidas”, lamentou José Gomes, nesta sexta. Ao todo, considerando todas as fases do financiamento, R$ 126 mil deveriam ser desembolsados.

O sonho, no entanto, ainda vive. “Estamos com projeto semelhante para o governo de Santa Catarina e para a prefeitura de Florianópolis. Voltaremos a insistir na compra dos CDs para a rede escolar”, completa.

Ligação com SC

Belchior e José Dias Gomes se conheceram por interesse do próprio cantor, que descobriu que o professor da Letras da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) utilizava suas músicas para otimizar a didática de ensino.

Conectaram-se intelectualmente, a amizade deslanchou e durou mais de 30 anos. Por causa de José, Florianópolis foi um dos refúgios de Belchior.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Música

Loading...