Florianópolis receberá tributo gratuito a Diana Krall e Wayne Shorter nesta sexta-feira

Sexta Jazz AF, projeto de jazz e música instrumental, promoverá dois concertos em terraço de shopping da Capital

Florianópolis recebe nesta sexta-feira (20) o Sexta Jazz AF, que pela primeira vez promove dois concertos em uma mesma noite. O primeiro espetáculo será um tributo ao saxofonista Wayne Shorter e, o segundo, uma homenagem à cantora e pianista Diana Krall.

O Sexta Jazz AF Especial Wayne Shorter + Especial Diana Krall começa às 19h30h, no Villa Romana Shopping, no bairro Santa Mônica. A entrada é gratuita mediante apresentação de comprovante de vacinação e as vagas são limitadas.

Evento homenageia dois grandes nomes do Jazz mundial – Foto: Eduardo Duks/Divulgação/NDEvento homenageia dois grandes nomes do Jazz mundial – Foto: Eduardo Duks/Divulgação/ND

Para as apresentações, os músicos Tiê Pereira (baixo) e Mauro Borghezan (bateria) recebem quatro convidados: os instrumentistas Edilson Tatu (piano), Elio Lorenzo (saxofone) e Gabriel Barbalho (trompete) e a cantora Claudia Bosle.

Ao longo da história do projeto, que é realizado desde 2014 na Capital, poucas vezes aconteceram dois espetáculos em uma mesma noite. Também em raras ocasiões o projeto homenageou artistas ainda vivos ou em atividade.

“O jazz se misturou tanto com outros estilos que ainda tem muito jazz clássico para homenagear”, explica o músico Tiê Pereira, um dos curadores do projeto.

Wayne Shorter e Diana Krall, no entanto, embora de gerações e estilos diferentes, são referências e influências importantes para a música contemporânea. O concerto que abre a noite, a partir das 19h30, será dedicado ao saxofonista e compositor norte-americano. Aos 88 anos, foi só há pouco tempo que Shorter se aposentou, de fato, dos palcos, mas não sem deixar um legado.

Evento arrecada alimentos e brinquedos para doá-los a famílias em situação de vulnerabilidade social – Foto: Eduardo Duks/Divulgação/NDEvento arrecada alimentos e brinquedos para doá-los a famílias em situação de vulnerabilidade social – Foto: Eduardo Duks/Divulgação/ND

“Ele tem um corpo de trabalho imenso, escreveu muitas músicas que se tornaram standards do jazz. É um artista muito influente do campo harmônico. Além disso, ele passou por importantes grupos da história do jazz, como o The Jazz Messengers e o segundo quinteto de Miles Davis — que foi o grupo mais importante de Hard Bop e de jazz”, diz Tiê Pereira.

Para homenageá-lo, Tiê e Borghezan contarão com o pianista Edilson Tatu e o trompetista Gabriel Barbalho. Além dele, também participa o saxofonista cubano Elio Lorenzo, que toca saxofone tenor — assim como Wayne Shorter tocava.

Diana Krall, uma das grandes intérpretes do jazz contemporâneo

O segundo espetáculo começa às 20h50 com uma homenagem à cantora e pianista Diana Krall, uma das grandes intérpretes do jazz contemporâneo. A canadense de 57 anos é reconhecida por ter ajudado a revitalizar o papel das cantoras no jazz.

“Ela emulou o jazz swing, o jazz mais clássico, tanto na maneira de cantar como na maneira de tocar pianos”, destaca Tiê. Para homenageá-la, a cantora Claudia Bosle se junta à banda formada por Tiê Pereira (baixo), Mauro Borghezan (bateria), Edilson Tatu (piano) e Elio Lorenzo (sax) e empresta seu vozeirão a algumas das principais faixas do repertório de Diana.

Música e solidariedade

Além de homenagear a música, o evento também tem o propósito de dar algum acolhimento a quem precisa e, a cada edição, arrecada alimentos e brinquedos para doá-los a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Quem quiser participar da campanha, basta levar alimentos não perecíveis e brinquedos novos ou usados em bom estado no dia do evento. As doações serão entregues ao CCCG (Conselho Comunitário do Córrego Grande).

Agende-se

Sexta Jazz AF apresenta: Especial Wayne Shorter + Especial Diana Krall
Quando: sexta, 20/5, 19h30h
Onde: Piso G3 do Villa Romana Shopping (Av. Me. Benvenuta, 687 – Santa Mônica, Florianópolis)
Quanto: gratuito (mediante passaporte da vacina. Sujeito à lotação do espaço)
Mais informações: www.affloripa.com.br

Confira a programação:

18h30 – Abertura
19h30 – Especial Wayne Shorter
20h30 – Intervalo
20h50 – Especial Diana Krall
21h50 – Encerramento

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Música

Loading...