150 mil novos eleitores são biometrizados em dois meses de campanha em Santa Catarina

Em dois meses de campanha biometria, lançada pelo TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) em maio deste ano, 149.072 eleitores já fizeram o cadastramento biométrico em um dos postos espalhados pelo Estado. Com o índice positivo, SC está cada vez mais perto de atingir a meta de 85% estipulada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Até 2020, a expectativa é de cadastrar biometricamente 4,4 milhões de eleitores e chegar a 85% da cobertura total.

Estado quer atingir 85% do eleitorado até maio de 2020 – Divulgação/ND

De acordo com o presidente do TRE-SC, Cid Goulart Júnior, os próximos meses serão de trabalho diário para alcançar mais eleitores nos municípios catarinense. Até abril do ano que vem são esperados que mais 850 mil eleitores façam sua biometria.

“As pessoas precisam ir até os postos e fazer o cadastramento. Além de ajudar no processo, o cidadão ajuda no processo de atualização da democracia no país. Isso é um serviço muito importante”, disse.

No início da campanha, Santa Catarina tinha 3.389.372 eleitores biometrizados, o que correspondia a 66,26% dos 5.114.910 eleitores do Estado.

Em 2019, 74 municípios catarinenses já passaram pela revisão do eleitorado, processo em que o comparecimento dos eleitores é obrigatório. Outros 59 municípios estão passando pelo mesmo processo. Nos demais 172 municípios catarinenses, a biometria é realizada de forma ordinária, sem a obrigatoriedade do comparecimento do eleitor.

Leia também

TRE combate fake news

Após o grande número de notícias falsas circulando no Estado por conta das eleições presidenciais, o TRE montou uma unidade de “controle da internet” com o objetivo de combater fake news que possam comprometer as eleições.

Segundo Goulart, o trabalho permanente funciona em outros órgãos e, além da troca de informações para localizar os agentes de notícias mentirosas, o TRE trabalha para fortalecer a tecnologia em torno das eleições. A Polícia Federal e Ministério Público também participam da ação.

“Com a circulação de notícias falsas, as pessoas estão cada vez mais receosas, mas o trabalho da imprensa fortalece as notícias verdadeiras e oficiais”. conclui.

Agende sua biometria

Para evitar filas o eleitor pode agendar o atendimento através do site do TRE-SC ou pelo telefone 0800 647 3888. Para realizar o cadastro é necessário  apresentar o documento de identidade oficial com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos 3 meses) e, caso possua, título de eleitor.

Para o primeiro título, eleitores homens maiores de 18 anos devem apresentar também o comprovante de alistamento militar.

Política