338 mil catarinenses terão direito a sacar o PIS

Atualizado

Os saques do PIS (Programa de Integração Social), que passaram a ser realizados a partir deste mês, costumam não ser retirados pelos contribuintes, como foi visto quando o benefício foi disponibilizado também em 2017.

Segundo o economista da FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) e consultor econômico, Leonardo Alonso Rodrigues, é provável que as pessoas não saibam que tem direito ao benefício.

Saques do PIS começam em 19 de agosto – Antonio Cruz/Agência Brasil

Saques do PIS começam na segunda-feira (19), e serão escalonados conforme a data de aniversário dos contribuintes. Só em Santa Catarina, em torno de 338 mil catarinenses terão direito a retirar as cotas das contas do PIS (Programa de Integração Social). Na soma, são quase 489 milhões que serão disponibilizados aos contribuintes do Estado.

Outro fator que contribuí para a baixa adesão, desconfia Alonso, é o tempo. Hoje o PIS é depositado automaticamente na conta do beneficiado, mas nem sempre foi assim. Os saques disponibilizados correspondem ao período anterior a Constituição de 88, quando o PIS era depositado em uma conta a qual os beneficiários só poderiam acessar em situações específicas, de forma análoga ao FGTS.

Após a assinatura da Medida Provisória 889/2019, foi disponibilizado o saque integral dessas contas. Florianópolis é a cidade com o maior número de beneficiados, totalizando quase 38 mil pessoas com o direito de sacar o PIS. Entre as cidades com o maior número de beneficiados, com números aproximados, a capital catarinense é seguida por Joinville (37 mil), Blumenau (25 mil), Criciúma (17 mil) e Itajaí (15 mil).

Saiba quando e onde sacar o PIS

Os saques do PIS obedecerão serão disponibilizados conforme a idade do beneficiário, sendo que os trabalhadores com conta na Caixa receberão os recursos a partir do 19 deste mês, independentemente da idade.

– Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/ND

Já os trabalhadores sem conta na Caixa que tenham mais de 60 anos poderão sacar os recursos a partir do dia 26 de agosto. Os beneficiários com até 59 anos poderão realizar os saques do PIS a partir de 2 de setembro. No caso do PIS, não há prazo limite para a retirada do dinheiro.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, reafirmou que a Caixa está focada para o atendimento de todos os brasileiros. “Funcionaremos inclusive nos sábados e todos os executivos, inclusive eu, estaremos nas agências. Teremos diretores em todos os Estados e irei pessoalmente ao Norte e Nordeste”, completou.

Mais conteúdo sobre

Economia