81ª Festa das Flores inicia nesta terça, em Joinville

Atualizado

Entre os dias 12 e 17 de novembro, Joinville se transforma em um verdadeiro jardim em mais uma edição da já tradicional Festa das Flores. Esta será a 81º vez que a cidade no Norte do Estado promove o evento que traz o encanto e o charme das flores cultivadas na região.

Evento celebra o cultivo de flores na região Norte do Estado – Foto: Luan Vosnhak/RICTV

Esse ano, o tema da festa é “Natureza e qualidade de vida”. Segundo a organização, mais de 6 mil orquídeas e 20 mil exemplares de flores, cactos, suculentas e plantas ornamentais estarão em exposição para o público nos seis dias de evento.

Como primeira atração, na manhã desta terça ocorreu o julgamento das orquídeas. Na ocasião, a comissão formada por orquidófilos e técnicos elegeu as mais belas plantas em 19 grupos, incluindo o das Laelias purpuratas, flor símbolo de Santa Catarina e que deu origem a festa.

Cerca de 100 expositores e colecionadores de diferentes regiões do Brasil participaram da competição. As plantas campeãs, além do prêmio, ganham um lugar de destaque na exposição até o próximo domingo (17).

As vencedoras serão conhecidas pelo público a partir das 14h, quando ocorre a abertura dos pavilhões da Expoville. Neste primeiro dia, também serão conhecidos os ganhadores da 40º edição do Concurso de Jardins.

Leia também:

Ao todo, 40 espaços divididos nas categorias Especial, Residencial Rural, Residencial Urbano, Empresarial, Escolar e Parceria Verde disputam o prêmio.

Já a abertura oficial ocorre às 20h desta terça, no palco cultural do evento. Além da presença de autoridades, convidados e imprensa, a solenidade ainda prestará uma homenagem a artista plástica e produtora cultural, Albertina Ferraz Tuma, eleita a patronesse da 81º Festa das Flores.

O evento ainda contará com a participação da Big Band Villa-Lobos, formada por alunos e professores da Escola de Música Vila-Lobos.

Evento segue até o próximo domingo

A Festa das Flores ocorre no Pavilhão da Expoville de terça a domingo, a partir das 9h. Os ingressos custarão R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada para crianças até 10 anos de idade, estudantes e pessoas com mais de 60 anos). Crianças menores de 5 anos não pagam.

Além da exposição, o público também pode aproveitar um passeio pelo exuberante cenário, que inicia em um caminho escuro, onde galhos secos e a natureza morta levam o visitante à reflexão sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente.

Uma das atrações da festa é o cenário montado pela organização – Foto: Luan Vosnhak/RICTV

O projeto cenográfico, assinado pelo arquiteto e paisagista Silvio Parucker, termina com seis grandes arcos cobertos por plantas e flores que atravessam a diagonal do pavilhão e proporcionam um cenário de muitas cores, sons, beleza e contrastes.

A Festa das Flores de Joinville é realizada pela Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas – AJAO, e pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT).

Veja o horário de funcionamento da 81º Festa das Flores: 

  • 12/11 (Terça-feira), das 14h às 22h
  • 13 a 16/11 (Quarta-feira a sábado), das 9h às 22h
  • 17/11 (Domingo), das 9h às 20h

Geral