A conexão dos aromas com suas emoções

Atualizado

DOTERRA – Foto: Divulgação

Depois de séculos, a ciência reconhece os enormes benefícios da Aromaterapia para o equilíbrio das emoções. Apesar das confusas emoções humanas, está evidente que os aromas podem influenciar diretamente em nosso bem-estar e qualidade de vida.

“Ao longo da história, descobriu-se que os óleos essenciais desencadeiam respostas que podem alterar o humor. Utilizando óleos essenciais puros, pesquisa abrangente e mixes formulados cientificamente, a dōTERRA criou o Sistema dōTERRA Emotional Aromatherapy™ para proporcionar aos usuários benefícios de bem-estar emocional exclusivos”, consta nos estudos da marca, considerada a número 1 do mundo em óleos essenciais.

“Depois de pesquisas substanciais nos anos 1990, os biólogos começaram a entender mais plenamente como os sensores químicos do corpo respondem aos efeitos de um aroma. Essas pesquisas abriram a mente de muitos para um conceito que as civilizações antigas descobriram há muito tempo: A Aromaterapia pode ter um efeito extraordinário nas emoções e no humor humanos”, diz o documento.

A Ciência do Aroma: Os óleos essenciais e as respostas químicas

Explica um dos fundadores da marca, Rodrigo Andrade, que, devido às complexidades do cérebro humano, certos aromas podem evocar emoções ao desencadearem lembranças e estimularem respostas emocionais. Esse conceito, conhecido como “Fenômeno de Proust”, sugere que, embora todos tenhamos lembranças e experiências diferentes, temos a capacidade de experimentar uma resposta distinta ao inalar aromas. Essa resposta interna age como um “caminho aromático” que liga o aroma a diferentes regiões do cérebro, desencadeando assim, uma resposta emocional.

“Quando inalamos um aroma distinto, o odor é processado pelo sistema olfativo do cérebro, que é o sistema sensorial responsável por controlar o sentido do olfato. O sistema olfativo está ligado ao sistema límbico, uma região do cérebro que armazena as lembranças e as emoções. Nesse momento, o sistema límbico produz uma resposta distinta ao aroma com base nas lembranças que estejam associadas àquele odor em particular, produzindo subsequentemente um fluxo de sentimentos. Os óleos essenciais podem produzir respostas que podem ser usadas para aumentar o bem-estar e administrar as emoções”, explica Andrade.

O aspecto sutil das emoções

Você pode até fazer exercícios, comer bem, dormir 8h por noite, mas isso pode não ser suficiente, se você não está bem emocionalmente. “A saúde dos nossos corpos está diretamente ligada às nossas emoções, e com o passar do tempo, elas podem até mesmo mudar a forma como vemos o mundo”, diz o documento da marca.

“O nosso sistema límbico (cérebro emocional) é algo tão complexo que ainda não foi 100% compreendido pela ciência. Dentro do nosso cérebro emocional, temos um conjunto de neurônios chamado AMÍGDALA; nela, nossas emoções são processadas e nossos traumas ficam armazenados (muitas vezes por décadas, bloqueados!)

E você sabia que a única forma de desbloquear emoções e traumas armazenados na amígdala é através do nosso sentido olfativo? Surpreendente, não? Esse é o mesmo mecanismo que nos permite lembrar de alguém ou de uma experiência por um simples cheiro”, revelam os estudos da dōTERRA Emotional Aromatherapy™.

KIT AROMATERAPIA EMOCIONAL

O sistema de Aromaterapia emocional dōTERRA conta com 6 misturas de óleos essenciais únicas, que foram cuidadosamente criadas para proporcionar benefícios focados na saúde e bem-estar emocional.

Cada mistura contém óleos essenciais puros de grau terapêutico, que podem ser usados por via aromática ou tópica. Bastam algumas gotas, para despertar respostas emocionais profundas e para ajudar a libertar-se, encontrar conforto e incentivos ou inspiração.

 

Veja as opções a seguir:

MOTIVATE – Mistura incentivadora, ajuda a soltar o seu poder criativo e encontrar a coragem e motivação dentro de si mesmo. Auxílio para lidar com emoções negativas de dúvida, medo, pessimismo. Trabalha no chacra da raiz.

PASSION – Mistura inspiradora, devolve o entusiasmo pela vida e ajuda a descobrir a alegria nas coisas boas da vida. Auxílio para lidar com emoções de aborrecimento e desinteresse, despertando o entusiasmo, a paixão e a alegria. Trabalha o chacra umbilical.

CHEER – Mistura animadora, reforça a energia positiva, traz ótimos sentimentos e liberta dos medos e das inseguranças, melancolia e infelicidade; promove sensações de otimismo, alegria e felicidade. Trabalha no chacra do plexo solar.

FORGIVE – Mistura do perdão, ajuda a perdoar a si mesmo e aos outros, permite seguir em frente, emoções de raiva e culpa, promove contentamento, alívio e paciência. Trabalha no chacra cardíaco.

PEACE – Mistura encorajadora, neutraliza sensações de ansiedade e medo, promove a paz interior, o incentivo e o contentamento. Trabalha no chacra da garganta.

CONSOLE – Mistura reconfortante, ajuda a remover a tristeza, sentimentos de luto, conserta um coração partido, emoções negativas de angústia e desespero. Trabalha nos chacras do terceiro olho e coronário.

 

Dádiva da terra

Fundada em 2008, a doTERRA foi construída com a missão de compartilhar óleos essenciais de pureza garantida com o mundo. A empresa ganhou o nome de doTERRA, um termo latino que significa “Dádiva da Terra”.

A marca é tão bem-sucedida que teve o mesmo faturamento da Apple nos sete primeiros anos, está presente nas 60 principais potências mundiais e foi eleita pelos três últimos anos consecutivos pela Forbes como melhor empresa de médio porte para se trabalhar no mundo.

Edição: Alessandra Cavalheiro – Jornalista – Mtb 9775

Para adquirir os produtos com 25% de desconto e participar do programa de recompensa, acesse o link:

http://bit.ly/cadastre-se_doTERRA

Agende sua consulta e degustação gratuita pelo link:

http://bit.ly/WhattsApp_doTERRA

Para mais informações:

https://linktr.ee/familiaoleosessenciais

Rodrigo Andrade – Fundador da dōTERRA no Brasil

http://oleosessenciais.contato.site/fundadorrodrigoandrade

rodrigoabgen@gmail.com

(48) 9 8496-1900

Mais conteúdo sobre

Saúde Mais