A hora e a vez deles: homens também precisam de uma rotina de cuidados

Atualizado

Que os homens estão cada vez mais procurando os procedimentos estéticos, já não é notícia. As novidades são as técnicas e os procedimentos que estão sendo desenvolvidos por causa do aumento desse público. Há cerca de dois anos, já se estimava que 10% dos procedimentos estéticos eram para o público masculino, mas esse número cresce mais a cada ano. O homem moderno quer mais do que apenas se barbear e usar desodorante, ele deseja melhorar sua autoestima e quer tratamentos naturais e com alta tecnologia, que não atrapalhem sua rotina e seu dia a dia.

George Clooney, ícone masculino. Homens e mulheres envelhecem de forma diferente, tanto na anatomia, como na aceitação social – Divulgação/ND

Envelhecemos de forma igual?

Não. Homens e mulheres envelhecem de forma diferente. Não apenas na anatomia, mas também na sua aceitação social. Costumam aceitar melhor as rugas que as mulheres e isso reflete nos tratamentos estéticos para eles.

Os homens pedem para diminuir o ar de cansaço, querem viço e luminosidade na pele, mas não querem tirar todas as expressões. As técnicas de preenchimento facial, por exemplo, são diferentes entre homens e mulheres. Os homens querem valorizar os traços masculinos, principalmente o terço inferior da face (mandíbula e queixo), desejam melhorar a barba e os fios do cabelo para retardar a calvície e definir melhor o corpo com técnicas não cirúrgicas para a redução da gordura localizada.

A rotina de cuidados

Em geral, os homens buscam uma maior praticidade no uso dos cosméticos. Costumam gostar de produtos com efeito mate e que tenham controle de oleosidade e de suor ao mesmo tempo. Os séruns, ao invés dos cremes, costumam fazer maior sucesso e de preferência com fragrâncias mais suaves.

Como os tempos modernos trouxeram um aumento na busca por reposição hormonal (principalmente do hormônio testosterona), houve um aumento na acne do homem adulto e também na piora ou antecipação da alopecia androgenética (a calvície), aumentando a quantidade de homens que buscam os tratamentos para prevenir e tratar a queda de cabelo e para diminuir os efeitos colaterais de algumas terapias hormonais.

Quais os procedimentos mais procurados?

O primeiro tratamento a ser realizado costuma ser a toxina botulínica (tanto para a melhora estética da face quanto para a redução de suor nas axilas). Em segundo lugar, houve um aumento dos preenchimentos e bioestimuladores. Novidades em técnicas com ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio e ácido poli-láctico, que melhoram pontos específicos da mandíbula, definem o queixo e diminuem as olheiras, estão entre os mais populares.

Em terceiro lugar é a busca por opções de tecnologias que melhoram a flacidez e a qualidade da pele do rosto. Com o desenvolvimento de tecnologias como o ultrassom micro e macrofocado (conhecido também como Ultraformer) e os lasers mais modernos que podem ser aplicados sem downtime, como o laser Fotona, o público masculino encontrou uma opção vantajosa para poder realizar os procedimentos com maior naturalidade e discrição.

Os lasers intra-orais tratam a região ao redor dos lábios para um efeito de correção das rugas e aumento do volume sem o “estigma” do preenchimento labial, que muitos homens temem pelo efeito mais aparente e o inchaço do dia seguinte provocado pelo ácido hialurônico. Finalmente, os procedimentos em consultório para a melhora da calvície, como os microagulhamentos com injeções de ativos medicamentosos, tornam-se cada vez mais populares.

Como tratam o corpo?

Nos consultórios, há um aumento da procura pelos tratamentos corporais minimamente invasivos, principalmente pelo menor tempo de recuperação que os tratamentos cirúrgicos convencionais. Para a redução da gordura localizada, os homens buscam os aparelhos de alta tecnologia, como o ultrassom micro e macrofocado e aparelhos com pulsos eletromagnéticos e criolipólise.

A forma de tratar e como tratar o rosto masculino e o entendimento maior de como os homens querem envelhecer é o grande diferencial atual dos consultórios dermatológicos que desejam cada vez mais atrair esse público exigente. O homem moderno busca praticidade, segurança e qualidade – na busca da melhora da sua saúde e bem-estar não seria diferente.

Mais conteúdo sobre

Inspira!