Alerta contra a dengue em Joinville

Os 68 focos encontrados neste ano já se aproximam dos 71 registrados em 2011

Rogério Souza Jr./Arquivo

Agentes vão reforçar a orientação e a sensibilização da população

As estatísticas de focos do mosquito Aedes aegypti estão preocupando o Programa de Controle da Dengue. Joinville registrou até quarta-feira (18) 68 focos. Durante todo o ano de 2011, o município contabilizou 72 focos. “Nem terminamos o mês de abril e quase alcançamos o número registrado em todo o ano passado. Temos mais de 1.800 armadilhas espalhadas e dezenas de agentes treinados para controlar a dengue, mas precisamos que cada cidadão faça o seu papel de não deixar água parada em nenhum local”, avisa a coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Bárbara Gabriela Nied.
Enquanto nos anos anteriores as transportadoras e empresas lideravam a concentração de focos do Aedes aegypti, neste ano são as residências que mais estão preocupando a Secretaria de Saúde. Outro destaque é o Boehmerwald, bairro que está registrando uma crescente quantidade de focos, os bairros Santa Catarina, Itinga, Aventureiro e Zona Industrial também registraram altos índices de focos em 2012.
Assim como já foi feito neste ano no bairro Santa Catarina, o Programa da Dengue está intensificando as ações para conter o aumento de focos no Boehmerwald e sensibilizar a população. Na segunda e terça-feira (16 e 17), agentes comunitários de saúde do bairro acompanharam o trabalho do Programa da Dengue nas casas e empresas.
A partir de segunda-feira (23), todos os alunos da Escola Municipal Orestes Guimarães começam a participar das palestras sobre o tema durante toda a semana. “É importante reforçar os cuidados de prevenção da doença com os estudantes, pois eles ajudam a multiplicar o conhecimento sobre o mosquito e cobram as ações preventivas dos pais e da comunidade”, ressalta Bárbara.
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti (da família dos pernilongos), também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Notícias