Alerta para risco de temporais com ventania e granizo em SC

Atualizado

A Epagri/Ciram emitiu na manhã desta segunda-feira (16) um alerta sobre o risco de temporais localizados com ventania e granizo nas regiões do Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. De acordo com o alerta, a previsão é que a partir das 15h possam ocorrer temporais isolados com pancadas fortes de chuva, raios, granizo e ventos com rajadas acima de 60 km/h.

Previsão indica rajadas acima de 60km/h no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. – Juliano Zanotelli/ND

De acordo com os meteorologistas Gilsânia Cruz e Marcelo Martins da Epagri/Ciram, isso é devido a forte massa de ar quente em Santa Catarina e com a chegada de uma frente fria no Estado.

Calor extremo no Estado

A Defesa Civil de SC emitiu também um alerta sobre a previsão de calor intenso nas regiões do Oeste e Litoral Sul do Estado. Em algumas cidades as temperaturas podem chegar aos 40º, devido a condição de pré-frontal, que é o aquecimento antes da chegada de uma frente fria.

O órgão alerta ainda sobre os índices de umidade relativa do ar que ficam abaixo dos 30% na região Oeste e no Planalto Sul, isso ocorre devido à atuação de uma massa de ar seca.

Leia também:

Em função disso a Defesa Civil recomenda que seja evitada a realização de atividade física no período das 12h às 15h. Que a população ingira bastante líquidos, frutas  vegetais para se manter bem hidratado.  Outra orientação é umedecer o ar das casas, deixando vasilhas, toalhas ou roupas úmidas em alguns cômodos, além de limpar os olhos com algodão e água esterilizada a fim de evitar irritações, conjuntivites e outros problemas oculares.

Chuva significativa na primavera

Até o último dia do inverno, que será em 23 de setembro, não há previsão de chuva com números significativos no Estado. Segundo a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, a tendência é de que nos dias 20 e 21 de setembro, com a entrada de uma frente fria por Santa Catarina, seja favorável o registro de chuva mal distribuída, mas o acumulado será pouco significativo para ajuda a mudar a situação do nível dos rios em situação de emergência e alerta em SC.

Tempo