Alunos da rede pública de Santa Catarina podem fazer faculdade de graça nos EUA

A partir da próxima terça-feira (19), alunos matriculados no Ensino Médio da rede estadual de Santa Catarina poderão mudar de vida. É quando começa o “Programa Oportunidades Acadêmicas” 2019, oferecido há 13 anos pelo Education USA. O programa é direcionado a estudantes brasileiros do ensino médio que desejam estudar no Estados Unidos. No entanto, é exclusivo para aqueles de baixa renda.

Oportunidade para alunos da rede pública para cursar universidade americana – Foto: Arquivo Secom

Sendo assim, estudantes catarinenses da rede pública sem condições financeiras para ingressar em universidades americanas terão oportunidade de fazê-lo, sem custos. Entretanto, é bom lembrar que o aluno precisa ter desempenho acima da média. Além disso, que apresente um diferencial em relação aos demais.

Em entrevista à Agência Brasil, a coordenadora e orientadora do Programa Oportunidades Acadêmicas, Simone Ferreira, traçou o perfil preferido do candidato. “São alunos que têm notas muito boas na escola, têm bom nível de inglês. Precisam estar envolvidos em atividades extracurriculares e demonstrem perfil de liderança em suas comunidades”.

Despesas pagas

Os selecionados tem todas as despesas pagas pelo programa, inclusive material de estudo para testes, visto, passaporte e passagens aéreas. Inclusive para deslocamentos de cidades do interior para as capitais aplicadoras de provas do programa no Brasil. Além disso, as acomodações para realização das provas são pagas pelo programa, bem como alimentação e tudo o que estiver relacionado à participação dos selecionados.

Uma vez aceito na universidade americana, o aluno passa para outra fase do programa, que envolve passagem para os Estados Unidos e outras despesas, como visto, por exemplo. As provas da candidatura são feitas no Brasil. “Os alunos são muito bons”, assegurou Simone. “Eu trabalho com o programa desde 2011 e ele é minha menina dos olhos. É muito bacana, é um prazer enorme”.

“O programa trabalha com esses alunos para que façam uma ótima candidatura e para que as universidades deem uma bolsa 100% gratuita”. Nos 13 anos de existência, o Programa Oportunidades Acadêmicas já beneficiou mais de 300 estudantes brasileiros, embora nem todos tenham conseguido bolsa integral. O programa existe em mais de 50 países.

As inscrições se encerrarão no dia 13 de janeiro de 2020. Os interessados devem fazer o cadastro no site EducationUSA.

Leia também:

Educação