Ambiente na CASACOR Balneário Camboriú apostou no Google Home como destaque do projeto

Imagine chegar em casa e com um simples comando de voz abrir suas cortinas, acender a luz e até mesmo ligar a lareira. Ou melhor, fazer isso sem nem ter chegado em casa ainda, dando comandos para encher a banheira e aquecer a água e o piso! Parece coisa de filme de ficção científica, mas esta tecnologia já é realidade e possível graças a programas como o Google Home. Em Santa Catarina o sistema está em exibição no ambiente assinado pelas Designers Josy Melo e Hevelin Buss, o Home Office Recanto Particular K-9, na CASACOR Balneário Camboriú. Com 18,20 m², o espaço é todo automatizado por comando de voz, desde o acionamento das luzes, passando pela abertura das cortinas e acendimento da lareira, além do som ambiente. Tudo foi fornecido pela InBuild Automação, de Balneário Camboriú.

Hevelin Buss e Josy Melo – Raquel Lima

A aposta das Designers foi pelo uso do Google Mini Home, um assistente de voz que torna os projetos de automação residencial mais inteligentes e divertidos. Popular nos Estados unidos estima-se que desde outubro de 2017, a empresa tenha vendido mais de 10 milhões de unidades por lá. No Brasil a tecnologia vem ganhando espaço, principalmente porque desde o ano passado os alto-falantes Google Home e Home Mini passaram a considerar o nosso idioma nos comandos, incluindo perguntas e rotinas para realizar uma sequência de tarefas.

Para Josy e Hevelin a ideia era conectar o morador ao seu espaço, usando a tecnologia a seu favor. “Queríamos aliar o conforto que o projeto pedia as novidades tecnológicas e o Google por comando de voz é o que há de mais novo no mercado, perfeito para o nosso ambiente”, disse Josy. A Designer explica que o acionamento pode ser feito presencialmente, pelo interruptor fixado na parede, ou remotamente, através de um App via mobile, com comandos à distância. O gadget Google Mini Home recebe comandos como acender as luzes e a lareira, ligar os desligar a TV, tocar música, abrir ou fechar cortinas, acionar a lareira, entre outros comandos. É possível inclusive agendar reuniões e outros compromissos, que o programa te acorda na hora marcada, como um despertador.

Ambiente Casacor – Crédito: Lio Simas

“Tudo que for possível pesquisar no Google você pode perguntar ao gadget. Ele passa informações como distância, clima, dúvidas, enfim, uma infinidade de possibilidades”, disse Hevelin Buss.

A grande vantagem do Google Home está no reconhecimento de voz individual. Os microfones multidirecionais diferenciam usuários, possibilitando cadastramentos e interação personalizada no mesmo ambiente. Outra funcionalidade recém lançada pelo sistema é a opção de ligar para os contatos da agenda, por meio do wi-fi, mas que por enquanto só está disponível nos EUA, Canadá e Reino Unido.

Quem deseja desfrutar da tecnologia no país pode adquiri-lo pela internet. Embora não seja fabricado no Brasil é fácil encontrá-lo nos sites de e-commerce, tanto o aparelho do Google, quanto os dispositivos de automação que integram nele. Considere também os custos com a automação em si. A boa notícia é que o mercado avança rapidamente e as empresas especializadas possuem projetos para todos os tipos de ambientes, residenciais e comerciais, com valores variados.

Reprodução – ND

Para usufruir desta tecnologia o consumidor deve primeiro adquirir um sistema de automação compatível com o Google Home para que estes itens sejam integrados a esta interface de comando que é o programa. Segundo Luiz da Silva Júnior, Engenheiro de Automação e proprietário da Inbuild, o Google Home veio para substituir a automação por toque, como iPads e teclados de comando, e com o comando de voz ganha-se um novo acesso a esta tecnologia. “O próprio microfone deve estar integrado ao sistema de automação, para que os comandos sejam obedecidos”, explica Luiz.

O fato inegável é que está tecnologia veio para ficar e os assistentes por comando de voz são o futuro da automação, inclusive saindo das residências e ganhando os automóveis. Empresas como Ford, BMW, Mercedes Benz e General Motors já possuem sistemas de reconhecimento de voz em seus carros, que entendem diversos comandos.

Home Office Recanto Particular K-9

Na mostra, que segue até dia 18 de agosto as designers Josy Melo e Hevelin Buss homenageiam o jogador de futebol Keirrison, conhecido como K-9, que já atuou em clubes como Santos, Palmeiras, Benfica e Barcelona.

Entre os destaques do projeto estão a tecnologia e a sustentabilidade, que vão ao encontro da proposta na mostra deste ano. O home office apresenta som e imagens, cortina automatizada, lareira à álcool automatizada, além de iluminação em duas cenas, uma para o trabalho e outra para o descanso, se assim desejar. Entre as tendências utilizadas no projeto destaque para o dourado, muito utilizado no Salão Internacional do Móvel de Milão.

Josy e Hevelin descrevem o ambiente como um cômodo da casa, e não apenas a extensão do trabalho. “O Recanto Particular K9 passa longe da agitação e do cotidiano, mas tem uma atmosfera perfeita, onde a interação com a natureza fica em evidência. Com decoração requintada, oferece uma experiência única e garante que cada instante se torne inesquecível para aproveitar ao máximo o aqui e o agora, com detalhes preparados para exaltar o aconchego sem perder nenhum toque de sofisticação”, finaliza Josy.

Mais conteúdo sobre

Casa Cor 2019