Americanos encontram submarino francês desaparecido há 51 anos no Mediterrâneo

Um submarino francês desaparecido há 50 anos foi encontrado na costa de Toulon, sudeste da França. A embarcação, chamada “La Minerve”, desapareceu em 1968, com 52 tripulantes a bordo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pela ministra do Exército da França, Florence Parly.

“É um sucesso, um alívio e uma proeza técnica. Meus pensamentos estão com as famílias, que esperaram tanto tempo por este momento”, escreveu a ministra no Twitter.

Acabamos de encontrar ‘La Minerve’. É um sucesso, um alívio e uma proeza técnica. Os meus pensamentos estão com as famílias, que esperaram tanto tempo por este momento”, escreveu Parly no Twitter. – Reprodução Twitter

O desaparecimento foi cercado de mistérios, pois ocorreu em apenas quatro minutos após um último contato. O drama começou no dia 27 de janeiro de 1968, a cerca de 30 quilômetros de Toulon, não deixando o menor vestígio.

Muitas causas foram mencionadas para explicar o acidente: uma avaria, uma colisão com um barco, a explosão de um míssil, um torpedo ou um acidente do tubo de ventilação. Em outubro passado, as famílias das vítimas lançaram um apelo para a retomada das buscas.

O submarino foi localizado pelo navio americano “Seabed Constructor”, a 2.370 metros de profundidade.

Leia também:

Geral