AMUCC lança campanha do Outubro Rosa neste sábado, em Florianópolis

A AMUCC ( Amor e União Contra o Câncer ) lança neste sábado, no Mercado Público de Florianópolis, a campanha Outubro Rosa 2019.

A partir das 11h30, começam as apresentações gratuitas de shows musicais pela Banda da Polícia Militar e de grupos das Escolas de Samba Consulado, Unidos da Coloninha, Embaixada Copa Lord e Protegidos da Princesa. Durante o evento, a direção e voluntárias da associação irão apresentar a programação dos eventos que serão realizados durante o mês de outubro e apresentar a camiseta oficial da campanha, com criação assinada pelo artista plástico Luciano Martins.

A caminhada do Outubro Rosa é um dos eventos que integram a programação todos os anos – Divulgação/ND

A peça será comercializada no Box 51 do Mercado Público, com receita revertida para a causa (valor unitário, R$ 28).

A AMUCC foi criada no ano 2000 por mulheres que, em sua maioria, possuíam o diagnóstico de câncer de mama e iniciou com o objetivo de prestar suporte a outras mulheres que enfrentavam a mesma situação. Com o passar do tempo e com o reconhecimento da entidade, pessoas portadoras de outros cânceres, incluindo homens e crianças, começaram a usufruir também dos benefícios da instituição.

Em 2004, para adequar-se ao novo Código Civil Brasileiro, a entidade mudou o nome para Associação Brasileira de Portadores de Câncer, porém mantendo a marca AMUCC, que já era de domínio público. Assim, o foco da Associação deixou de ser exclusivamente a mulher e passou a ser o portador de câncer. Um ano depois, em 2005, a associação foi reconhecida pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público por sua ação na garantia dos direitos do portador de câncer e nas políticas públicas.

A instituição se engajou na luta pela construção de novas políticas públicas, melhoria das já existentes, garantir acesso dos pacientes aos seus direitos, ao SUS e a novas tecnologias, com vistas à maior sobrevida livre da doença, com qualidade de vida. A AMUCC também luta por acesso ao diagnóstico precoce. Em 2018, buscando abranger melhor as ações da AMUCC, o nome foi alterado para Amor e União Contra o Câncer.

Outubro Rosa

É uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também a disseminação de informações e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o tratamento, garantindo qualidade. Durante o mês, o tema é abordado para encorajar as mulheres a realizarem seus exames. Iniciativas como essa são fundamentais para a detecção do câncer de mama, visto que nos estágios iniciais a doença é assintomática.

Serviço:

O quê:Lançamento Campanha Outubro Rosa

Quando: 14/9, 12h30

Onde: Mercado Público de Florianópolis, rua Jerônimo Coelho, 60 – Centro, Florianópolis

Quanto: Gratuito

Mais conteúdo sobre

Outubro Rosa