Antes da greve, o bom senso do diálogo
Assistimos, estupefatos, a mais uma convocação de greve do magistério em SC. Como suportar a repetição do calvário de 2011?
É inacreditável que, um ano depois, e tantas conquistas consolidadas, o magistério estadual possa recorrer novamente ao recurso da paralisação completa das atividades, conforme a assembleia geral de terça-feira (17) decidiu. Com o devido respeito que tenho aos mestres – principalmente por ter sido, desde sempre, aluno da rede pública (municipal, estadual e federal) – não posso admitir que a única solução visível ou possível seja a decretação da greve. Os professores precisam esgotar todas as possibilidades de negociação antes de partir para um confronto desgastante e difícil, que desequilibra o sistema de ensino, prejudica os alunos e os pais e, de forma geral, estimula o conflito, antes do diálogo. Como há um prazo para o início da paralisação – a próxima segunda-feira (23) –, tomara que, até lá, magistério e autoridades estaduais tenham o bom senso de chegar a um acordo definitivo e indispensável à normalidade da educação estadual. Esta é, pelo menos, a esperança da sociedade catarinense, aturdida de novo, com essa notícia tão desagradável, surgida no calor da disputa eleitoral que se avizinha.
Assalto
Leitor enviou-me uma pilha de notas referentes ao pagamento de pedágio no trajeto entre São Paulo, Paraná e Santa Catarina. No total, o viajante gastou R$ 84 para passar pelos três Estados. Apesar de registrar que no trecho de São Paulo o asfalto é ótimo, o cidadão considera que o pagamento de pedágio “é um verdadeiro assalto ao bolso do cidadão brasileiro”.
* * *
Sem falar que o pagamento de pedágio atenta contra um preceito constitucional básico: o direito de ir e vir.
Profissional
Em entrevistas concedidas aos veículos do Grupo RIC, o delegado titular da Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais), Laurito Akira Sato, demonstrou que é, sobretudo, um profissional decidido ao diálogo e à conciliação interna. Deixou muito claro, por exemplo, que a Deic depende do trabalho coordenado de uma grande equipe – são nove delegados, mais os agentes – para obter sucesso em suas ações contra os bandidos, tanto assaltantes quanto traficantes.
CPI
“As informações estão aí. A cúpula sabia da ilegalidade e não fez nada. O presidente da Comissão de Leilão da SSP e o dono do ferro-velho de Joinville escolheram os melhores carros para desmanchar e a cúpula em vez de apoiar as investigações, demitiu o delegado Claudio Monteiro e o gerente Jorge Klöppel”. Palavras do deputado Dirceu Dresch (PT), ontem, defendendo mais uma vez a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os nebulosos fatos envolvendo a SSP.
Não teme
“Por que os governos e governistas de modo geral tanto rejeitam a formação de comissões parlamentares de inquérito? Porque, a bem da verdade, quem não deve não teme”. Do leitor Ernesto Amorim Camilo, em e-mail à coluna.
Exemplo
Leitora Raimunda Moura enviou a imagem para exemplificar: enquanto em Florianópolis as ligações por transporte coletivo levam os usuários a perder até três horas (ou mais) por dia no trânsito, em Búzios (RJ), turistas e moradores podem utilizar um serviço elementar para uma cidade marítima: o aquatáxi. Com o detalhe de que não se trata de transporte individual.
Apartamento
Moradores de Capoeiras estão cobrando da prefeitura uma vistoria no viaduto da Avenida Ivo Silveira, por causa do mau cheiro e da sujeira. Tudo indica que moradores de rua deram um jeito de montar um “apartamento no local”, com cortina e tudo. A denúncia chegou à Câmara Municipal, motivando pronunciamento do vereador Aurélio Valente (PP).
Bons serviços
Em meio à turbulência na Secretaria de Segurança Pública, hoje serão homenageados 35 profissionais, entre policiais militares, civis e bombeiros militares que participaram da Operação Veraneio 2011/2012. A solenidade está marcada para as 14 horas, no auditório da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, no Itacorubi.
Regiões e…
Confirmado: em breve o plenário da Assembleia Legislativa vai votar a criação de duas novas regiões metropolitanas no Estado – Extremo-Oeste e Contestado. A Comissão de Constituição e Justiça aprovou ontem o projeto que altera a lei complementar 495, de 2010, que criou as regiões metropolitanas de Florianópolis, do Vale do Itajaí, do Alto Vale do Itajaí, do Norte-Nordeste, de Lages, da Foz do Rio Itajaí, Carbonífera, de Tubarão e de Chapecó.
Distanciamento
Em prefeituras cujos titulares não podem mais concorrer à reeleição, funcionários de confiança, assessores e secretários já estão demonstrando certo distanciamento dos trabalhos. Os visitantes encontram, comumente, salas vazias e poucos ocupantes de cargos em comissão trabalhando com vontade. Há exceções, é claro.
Febril
Uma situação bem diferente pode ser percebida nas prefeituras onde os atuais titulares devem concorrer à reeleição. Nesses ambientes, o ritmo de trabalho é febril, principalmente nas áreas que têm mais contato com o público.
Cidadania
O blog da Escola Supletiva do Complexo Penitenciário de Florianópolis (escoladapenitenciaria.blogspot.com) foi indicado para representar o Brasil como o melhor website na categoria “Prêmio Tópico Especial: Educação e Cultura” do The Bobs Awards, prêmio mundial realizado pelo canal de televisão alemão Deutsche Welle, concorrendo com outros 11 sites. O blog, criado e alimentado pelos professores, já ultrapassou o número de 3.500 acessos em menos de seis meses no ar.
Cidades sustentáveis
Educadores e estudantes dos 4ºs anos das escolas municipais de Governador Celso Ramos, Biguaçu e Bombinhas já trabalham a cartilha “Ao Redor da Ibero-América”, campanha promovida pela Proactiva Meio Ambiente, em parceria à OEI (Organização dos Estados Iberoamericanos). Os alunos desenvolverão redações e desenhos tendo como tema “Cidades Sustentáveis”.
* * *
Nesta quarta-feira (18), a campanha será lançada em São José. Na foto, o prefeito de Bombinhas, Manoel Marcílio dos Santos, o diretor operacional da Proactiva, José Luiz Piccoli, e a secretária de Educação, Giseli Terezinha Duarte Rodrigues.