Antes da greve, o bom senso do diálogo

Assistimos, estupefatos, a mais uma convocação de greve do magistério em SC. Como suportar a repetição do calvário de 2011?

É inacreditável que, um ano depois, e tantas conquistas consolidadas, o magistério estadual possa recorrer novamente ao recurso da paralisação completa das atividades, conforme a assembleia geral de terça-feira (17) decidiu. Com o devido respeito que tenho aos mestres – principalmente por ter sido, desde sempre, aluno da rede pública (municipal, estadual e federal) – não posso admitir que a única solução visível ou possível seja a decretação da greve. Os professores precisam esgotar todas as possibilidades de negociação antes de partir para um confronto desgastante e difícil, que desequilibra o sistema de ensino, prejudica os alunos e os pais e, de forma geral, estimula o conflito, antes do diálogo. Como há um prazo para o início da paralisação – a próxima segunda-feira (23) –, tomara que, até lá, magistério e autoridades estaduais tenham o bom senso de chegar a um acordo definitivo e indispensável à normalidade da educação estadual. Esta é, pelo menos, a esperança da sociedade catarinense, aturdida de novo, com essa notícia tão desagradável, surgida no calor da disputa eleitoral que se avizinha.

Assalto

Leitor enviou-me uma pilha de notas referentes ao pagamento de pedágio no trajeto entre São Paulo, Paraná e Santa Catarina. No total, o viajante gastou R$ 84 para passar pelos três Estados. Apesar de registrar que no trecho de São Paulo o asfalto é ótimo, o cidadão considera que o pagamento de pedágio “é um verdadeiro assalto ao bolso do cidadão brasileiro”.

* * *

Sem falar que o pagamento de pedágio atenta contra um preceito constitucional básico: o direito de ir e vir.

Profissional

Em entrevistas concedidas aos veículos do Grupo RIC, o delegado titular da Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais), Laurito Akira Sato, demonstrou que é, sobretudo, um profissional decidido ao diálogo e à conciliação interna. Deixou muito claro, por exemplo, que a Deic depende do trabalho coordenado de uma grande equipe – são nove delegados, mais os agentes – para obter sucesso em suas ações contra os bandidos, tanto assaltantes quanto traficantes.

CPI

“As informações estão aí. A cúpula sabia da ilegalidade e não fez nada. O presidente da Comissão de Leilão da SSP e o dono do ferro-velho de Joinville escolheram os melhores carros para desmanchar e a cúpula em vez de apoiar as investigações, demitiu o delegado Claudio Monteiro e o gerente Jorge Klöppel”. Palavras do deputado Dirceu Dresch (PT), ontem, defendendo mais uma vez a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os nebulosos fatos envolvendo a SSP.

Não teme

“Por que os governos e governistas de modo geral tanto rejeitam a formação de comissões parlamentares de inquérito? Porque, a bem da verdade, quem não deve não teme”. Do leitor Ernesto Amorim Camilo, em e-mail à coluna.

Divulgação

Urbanismo

Em Búzios, população e turistas beneficiados pelo aquatáxi

Exemplo

Leitora Raimunda Moura enviou a imagem para exemplificar: enquanto em Florianópolis as ligações por transporte coletivo levam os usuários a perder até três horas (ou mais) por dia no trânsito, em Búzios (RJ), turistas e moradores podem utilizar um serviço elementar para uma cidade marítima: o aquatáxi. Com o detalhe de que não se trata de transporte individual.

Divulgação

Urbanismo

Viaduto em Capoeiras virou abrigo de usuários de drogas

Apartamento

Moradores de Capoeiras estão cobrando da prefeitura uma vistoria no viaduto da Avenida Ivo Silveira, por causa do mau cheiro e da sujeira. Tudo indica que moradores de rua deram um jeito de montar um “apartamento no local”, com cortina e tudo. A denúncia chegou à Câmara Municipal, motivando pronunciamento do vereador Aurélio Valente (PP).

Bons serviços

Em meio à turbulência na Secretaria de Segurança Pública, hoje serão homenageados 35 profissionais, entre policiais militares, civis e bombeiros militares que participaram da Operação Veraneio 2011/2012. A solenidade está marcada para as 14 horas, no auditório da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, no Itacorubi.

Regiões e…

Confirmado: em breve o plenário da Assembleia Legislativa vai votar a criação de duas novas regiões metropolitanas no Estado – Extremo-Oeste e Contestado. A Comissão de Constituição e Justiça aprovou ontem o projeto que altera a lei complementar 495, de 2010, que criou as regiões metropolitanas de Florianópolis, do Vale do Itajaí, do Alto Vale do Itajaí, do Norte-Nordeste, de Lages, da Foz do Rio Itajaí, Carbonífera, de Tubarão e de Chapecó.

Distanciamento

Em prefeituras cujos titulares não podem mais concorrer à reeleição, funcionários de confiança, assessores e secretários já estão demonstrando certo distanciamento dos trabalhos. Os visitantes encontram, comumente, salas vazias e poucos ocupantes de cargos em comissão trabalhando com vontade. Há exceções, é claro.

Febril

Uma situação bem diferente pode ser percebida nas prefeituras onde os atuais titulares devem concorrer à reeleição. Nesses ambientes, o ritmo de trabalho é febril, principalmente nas áreas que têm mais contato com o público.

Cidadania

O blog da Escola Supletiva do Complexo Penitenciário de Florianópolis (escoladapenitenciaria.blogspot.com) foi indicado para representar o Brasil como o melhor website na categoria “Prêmio Tópico Especial: Educação e Cultura” do The Bobs Awards, prêmio mundial realizado pelo canal de televisão alemão Deutsche Welle, concorrendo com outros 11 sites. O blog, criado e alimentado pelos professores, já ultrapassou o número de 3.500 acessos em menos de seis meses no ar.

Divulgação

Ambiente

Piccoli (centro) e autoridades de Governador Celso Ramos

Cidades sustentáveis

Educadores e estudantes dos 4ºs anos das escolas municipais de Governador Celso Ramos, Biguaçu e Bombinhas já trabalham a cartilha “Ao Redor da Ibero-América”, campanha promovida pela Proactiva Meio Ambiente, em parceria à OEI (Organização dos Estados Iberoamericanos). Os alunos desenvolverão redações e desenhos tendo como tema “Cidades Sustentáveis”.

* * *

Nesta quarta-feira (18), a campanha será lançada em São José. Na foto, o prefeito de Bombinhas, Manoel Marcílio dos Santos, o diretor operacional da Proactiva, José Luiz Piccoli, e a secretária de Educação, Giseli Terezinha Duarte Rodrigues.